Contatos

Contatos

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Desenvolvimento: Viçosa é um dos únicos municipios brasileiro 100% saneado

Um aspecto relevante que impacta na saúde da população é o saneamento básico. Garantir que as pessoas tenham, em seus domicílios, acesso a água tratada e esgotamento sanitário adequado constitui-se em uma importante estratégia para a redução de doenças de veiculação hídrica na população e aumento do bem-estar da mesma. Desta maneira, expandir o sistema de saneamento, com vistas a sua universalização é um marco a ser perseguido por todos os governos.

Viçosa/RN é um dos únicos municipios brasileiro 100% saneado, cidade de 1.618 habitantes no interior do Rio Grande do Norte, é uma cidade diferente. Destaca-se pelas suas vias arborizadas, pelos diversos espaços esportivos, pelo seu ótimo índice de desenvolvimento na educação e, principalmente, por ser uma das cidades do Brasil a conseguir 100% de acesso ao saneamento básico. 

Em Viçosa, 100% das residências recebem água de boa qualidade, sem racionamento. Todas as casas têm coleta de esgoto. O segredo? Os ultimos administradores de Viçosa entenderam que saneamento é um serviço essencial e mostra um reflexo importante na saúde da população.

O saneamento básico constitui um dos mais importantes meios de prevenção de doenças, dentre todas as atividades de saúde pública. Inclui várias definições, sendo que devemos sempre levar em consideração aquela fixada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), segundo a qual “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental ou social”. Seu objetivo maior é a promoção da saúde do homem, pois muitas doenças podem proliferar devido à carência de medidas de saneamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário