Contatos

Contatos

domingo, 25 de novembro de 2012

Riscos de desastres naturais no RN serão monitorados por equipamentos

Uma rede de monitoramento, composta por 17 estações automáticas que enviam informações de possíveis chuvas e situação volumétrica de açudes e rios, será montada em Natal, é o que garante o Governo do Rio Grande do Norte. O executivo estadual afirma que irá inaugurar, na próxima terça-feira (27), a chamada Sala de Situação para Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais. Os equipamentos serão montados na sede Secretaria de Meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em Natal.



A estrutura, segundo o Governo do RN, tem por objetivo monitorar variações de tempo, de solo, situações hidrológicas e a disponibilidade hídrica dos reservatórios do estado, podendo assim alertar com antecedência a possibilidade de inundações e secas. As informações são enviadas aos técnicos na central para que eles façam suas avaliações. As estações estão localizadas ao longo das bacias do Apodi/Mossoró e Piranhas/Açu, que estão sendo monitoradas porque também irão receber as águas da transposição do rio São Francisco.

Com as informações de chuvas e de modelos hidrogeológicos que chegam ao sistema, o Governo diz que será possível simular, por exemplo, a vazão de um rio e, assim, os técnicos da 'Sala de Situação' poderão apontar em quanto tempo a inundação chegará a uma área de risco. “O trabalho de monitoramento é permanente e extremamente necessário para a Gestão de Recursos Hídricos”, ressalta a coordenadora de gestão de recursos hídricos da Semarh, Joana D'arc Medeiros.

A operação da sala se dará, segundo a coordenadora, através de uma parceria entre a Semarh, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, a Sala de Situação significa um avanço significativo para o monitoramento ao utilizar equipamentos de ponta. “Os fenômenos serão acompanhados em tempo real, assim teremos precisão nas informações e em caso de necessidade, as medidas preventivas poderão ser tomadas com maior agilidade”, afirmou.
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário