Contatos

Contatos

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pau dos Ferros está em situação de risco de surto de dengue

Levantamento divulgado hoje (27) pelo Ministério da Saúde indica que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue, incluindo uma capital, Porto Velho. Nessas áreas, onde vivem mais de 5,7 milhões de pessoas, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Além disso, 375 cidades estão em situação de alerta para a dengue (índice de infestação entre 1% e 3,9%), enquanto 787 registraram índices considerados satisfatórios (menores que 1%).

A pesquisa foi realizada em 1.239 municípios brasileiros. No ano passado, 800 prefeituras haviam participado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), feito pelo governo desde 2003. Das 77 cidades em situação de risco para a dengue, 58 participaram da pesquisa pela primeira vez e dez mantêm a classificação desde o ano passado. Em 2011, 48 municípios foram identificados em situação de risco, 338 estavam em alerta e 414 apresentaram índice satisfatório.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) oito municípios do Rio Grande do Norte estão com risco de surto da dengue: Campo Redondo, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Jardim do Seridó, Mossoró, Parelhas, Brejinho e Pau dos Ferros, todos apresentaram o índice de infestação maior que 3,9, o que representa  um risco de surto. Campo Redondo é o município com o maior risco de dengue do Estado, com um índice de 12,1. Além desses municípios, o Ministério da Saúde ainda mostrou Jaçanã, Cruzeta, Ceará-Mirim e Caicó como em alerta para casos de dengue. O índice de infestação  desses municípios variou entre 1 e 3,9.


CLIQUE AQUI para ver o resultado completo do levantamento

Informações Noticias de São Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário