Contatos

Contatos

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Previsão...Semiárido potiguar terá chuvas dentro da média em março, abril e maio, dizem meteorologistas!

Previsão divulgada nesta sexta-feira (22) foi resultado de reunião de especialistas na Emparn. Em média, estado registra 433,6 mm de chuva no trimestre
O semiárido potiguar, que abrange as regiões Central, Oeste e parte do Agreste do Rio Grande do Norte, terá volume de chuva dentro da média no trimestre de março, abril e maio de 2019. A informação foi divulgada pelos meteorologistas do Nordeste e do Cptec/Inpe, nesta sexta-feira (22), após discussões e análises realizadas durante a quinta-feira (21), na sede da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN (Emparn), na região metropolitana de Natal.

De acordo com os pesquisadores, o resultado partiu da análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala - como vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros - e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do país.

Chuva média por região e no estado
Região Oeste - 479,2 mm
Região Central - 378,3 mm
Região Agreste - 343,2 mm
Leste - 533,8 mm
Estado - 433,6 mm
92% do território potiguar é composto pelo semiárido, que engloba as regiões Central, Oeste e quase toda região Agreste. Por isso, de acordo com a Emparn, saber como vai ser o inverno nestas regiões é importante porque interfere diretamente em vários setores da economia, como agricultura, agropecuária e também no abastecimento de água.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário