Contatos

Contatos

terça-feira, 4 de junho de 2013

Prefeito adota lei da transparência e coloca gabinete de vidro nas salas da prefeitura

Prefeitura da cidade de Juranda, no oeste do Paraná, tem chamado a atenção dos moradores. Isso porque há cerca de um mês o prefeito da cidade, Bento Batista da Silva (PTB), colocou vidros no gabinete dele, na sala de licitações e na tesouraria. Ele afirmou que a iniciativa foi uma promessa de campanha para tornar o acesso à administração mais fácil. “As pessoas falavam que a gestão passada não atendia o povo, às vezes falava que não estava e estava escondido lá dentro. Então, eu falei que, se fosse eleito, faria diferente. Faria uma parede de vidro para que todos pudessem me ver”, relatou.

Bento foi eleito nas eleições municipais de outubro com 11% de vantagem na disputa. Ele obteve 2.864 votos. Na política desde 1988, foi a primeira vez em que ele chegou ao cargo de chefe do Executivo da cidade, que tem 7.578 mil habitantes.
Além dos vidros, o prefeito também mudou o local do gabinete, que antes ficava no segundo andar da prefeitura e agora está no primeiro, ao lado da porta. “Os idosos não tinham acesso, os cadeirantes não tinham acesso. Daí, resolvi colocar o gabinete próximo da porta de entrada. Quem entrou já está me vendo”, disse. Bento também garantiu que não tem secretária para cuidar da agenda dele. “Sou eu que cuido de tudo. Sou eu que chamo as pessoas para conversar”, complementou.

O prefeito garante que, além de ser vigiado por todos os funcionários e moradores da cidade, ainda espanta pessoas “mal intencionadas”. Segundo ele, ainda não aconteceu nenhum caso de alguém que quisesse corrompê-lo, por exemplo. Ao contrário, o prefeito percebe que as estas pessoas ficam constrangidas. “A gente percebe que as pessoas ficam olhando para fora, falam mais baixo. Isso é quando estão mal intencionadas, né”, acrescentou.

Silva diz que pretende adotar outras medidas para deixar o mandato dele ainda mais “transparente”. Segundo ele, serão instaladas câmeras nas recepções dos órgãos públicos e nas salas dos secretariados. “Todo mundo vai saber o que está acontecendo. O pessoal também vai saber se o prefeito está ou não está na prefeitura”, acrescentou. Além disso, como prometeu durante a campanha, Bento diz que vai colocar um mural no corredor da prefeitura para apresentar as receitas e as despesas da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário