domingo, 23 de junho de 2013

Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, em Taboleiro Grande, realiza festa junina

A Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, em Taboleiro Grande, realizou na noite desta sexta-feira 21/06 a sua grande festa Junina, que contou com a participação de um grande numero de pessoas entre alunos, pais de alunos, funcionários, autoridades municipais e comunidade em geral.
Antes de iniciar as festividades a Cerimonialista convidou todos os presentes a ficarem de pé e respeitarem um minuto de silencio em homenagem a Francisco José de Lima Neto, ex-funcionário da escola, que por ironia do destino não se encontra mais entre nosso convívio.
O evento foi realizado no pátio da escola com o início às 20 horas e 30 minutos. Durante o “arraiá” os alunos demonstrarão danças típicas divertidas como o forró, roça de milho, ela só quer, só pensa em namorar, massa de mandioca, flor do mamulengo, a quadrilha e o conhecido “casamento matuto”.
E mesmo debaixo de uma pequena chuva todos os alunos, desde crianças, adolescentes e jovens permaneceram firmes para mostrar aquilo que aprenderam, fazendo assim da noite de sexta um grande espetáculo para os participantes também da platéia presente. Um festejo cultural popular coletivo de alunos, professores, funcionários e pais que divertiu e valorizou as comidas típicas do nordeste.
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Os participantes puderam saborear uma deliciosa pamonha, pé de moleque, tapioca, cocadas, refrigerantes e outras delicias mais.

Parabéns a todos os organizadores, diretores, professores e funcionários pela grande realização.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário