Contatos

Contatos

sábado, 15 de junho de 2013

Manifestantes voltam a se organizar e protestam contra a Copa das Confederações na região central de Brasília

Cerca de 500 manifestantes, segundo a Polícia Militar, estão reunidos na região central do Distrito Federal para realizar mais um dia de protesto contra os gastos com a reforma do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para a Copa das Confederações, além de outros temas. 
Eles começaram a se concentrar na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, em frente à entrada da Estação Central do Metrô-DF, por volta das 9h40 deste sábado (15/6). Pouco depois das 10h seguiram rumo ao estádio.
Às 11h50, a multidão chegou mais perto da arena, mas foi impedida pelo Batalhão de Choque da PM, que formou um grande cordão de isolamento. Houve discussão e bombas foram disparadas. Muitos manifestantes conseguiram furar o bloqueio, mas contidas em seguida. Mais cedo, equipes das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), armadas com metralhadoras, também tentaram conter o protesto na altura da Torre de TV, mas não obtiveram sucesso. 

Alguns manifestantes relataram que neste trecho do percurso, os policiais chegaram a efetuar disparos de bala de borracha, para tentar dispersá-los.

Um cordão humano foi feito pelos Batalhão de Choque próximo ao estádio. Há pelo menos 12 viaturas da PM no local, além do Corpo de Bombeiros. Segundo a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), 20 policiais permanecem na Rodoviária reforçando a segurança.
O tenente-coronel da Polícia Militar, Alexandre Alves, informou que, antes do início do protesto, havia conversado com os manifestantes, ressaltando que será respeitado o direito constitucional de manifestação, contanto que seja pacífico. “A manifestação é permitida, desde que não haja impedimento de outros direitos, como o de ir e vir e o de proteção ao patrimônio público”, explicou.

Forte mobilização

A estudante Priscila Marinho Godinho, 19 anos, explicou que são vários os motivos para a manifestação, mas que o objetivo é uma forte mobilização contra a corrupção de forma geral. O grupo aproveita para se solidarizar com o grande movimento contra o aumento nas tarifas de ônibus que ocorre em São Paulo. “A data foi escolhida por conta da abertura da Copa [das Confederações], para ter visibilidade nacional e internacional”, ressaltou.
Participante do movimento Juventude Consciente, o estudante Breno Lobo, 16 anos, também irá participar do protesto com o objetivo de “desalienar a sociedade”. Eles vão protestar contra os gastos com a Copa, a PEC 37. Além disso, pedem educação de qualidade e melhorias em hospitais públicos. Breno Lobo ressaltou que a manifestação é importante, mas que algumas pessoas acabam desvirtuando o foco principal e praticando atos de vandalismo. “A manifestação tem que ser pacífica. Somos contra o vandalismo”.

Cinco detidos

Manifestantes causaram caos no trânsito na manhã dessa sexta-feira (14/6), próximo ao Mané Garrincha e resultaram na detenção de cinco pessoas. O tumulto começou por volta das 10h, durante um protesto de várias entidades contra o dinheiro que foi gasto na reforma do estádio.

Segundo a PM, cerca de 250 manifestantes bloquearam a passagem dos carros, com pneus queimados, nos dois sentidos do Eixo Monumental, provocando congestionamentos.

Com informações de Gabriella Furquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário