Contatos

Contatos

terça-feira, 25 de junho de 2013

Tribunal Regional Federal exclui registros negativos de Município de cadastros restritivos de crédito

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte referente à exclusão dos registros negativos – no sistema de administração financeira (Siafi) – relativos a convênio de um Município com o Ministério da Integração Nacional. A decisão de manter apenas o nome do responsável pelas contas municipais nos cadastros restritivos de crédito é uma orientação de Instrução Normativa 35/2000 do Tribunal de Contas da União.
A decisão teve como base o entendimento de que a inscrição da entidade municipal, em cadastro de inadimplentes, contraria o disposto pelo TCU. A Instrução estabelece que apenas o nome do gestor responsável pelas contas municipais deve ser inscrito nos cadastros restritivos de crédito. Isso para preservar o interesse público, e não se penalizar toda a população.

A União Federal recorreu ao TRF1 contra a sentença, sustentando que a inclusão do nome do impetrante em cadastros de inadimplentes é medida legítima. E ela deve ser mantida em respeito aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e da supremacia do interesse público. Para a União, "seria inadmissível dissociar o Município do contrato que é parte, tentando responsabilizar tão somente o ex-prefeito". Além disso, alega o princípio de continuidade das administrações e responsabilidade da administração municipal pelos contratos, convênios e quaisquer espécies de acordos firmados pelas gestões anteriores.

Sentença

De acordo com o relator do acórdão no TRF1, juiz federal convocado Carlos Eduardo Martins, a sentença que determinou a exclusão do Município do cadastro de inadimplentes está correta. Ele citou precedentes do próprio TRF1 no sentido de que "afigura-se legítima a exclusão da inscrição do nome do município no cadastro do Siafi e Cadin [Cadastro Informativo de créditos], até que seja efetivada a tomada de contas especial, referente ao convênio celebrado, na Administração anterior".


Nenhum comentário:

Postar um comentário