Contatos

Contatos

terça-feira, 4 de junho de 2013

Unidade Básica de Saúde do Bairro Acampamento II em Riacho da Cruz, não tem andamento

Audiência pública realizada em 6 de dezembro de 2010 em Riacho da Cruz aprova Emenda de Iniciativa Popular no valor de trezentos mil reais para ser investidos na edificação de uma Unidade Básica de Saúde, no bairro Acampamento II. Até agora a obra não saiu do papel.
Esta audiência pública, realizada na câmara dos vereadores, tinha como objetivo aprovar uma emenda de iniciativa popular, proposta pela CMO, que destinava R$ 300,00, para serem investidos na área da saúde, estas emendas foram destinadas a vários municípios do Brasil, e o valor era de acordo com o número de habitantes do município, no caso de Riacho da Cruz, o valor foi de R$ 300,00.

Na audiência foi apresentado de forma já pronta, a proposta da construção de uma Unidade de Saúde Básica, tendo apenas uma proposta de acréscimo ao projeto da UBS, defendida por Katson Fernandes( cidadão) que seria um espaço para destinação de tratamento de alcoólatras, que não foi aceita valendo-se do argumento que este serviço é de competência do governo do estado através dos CAPS( Centros de atenção Psicossocial), além de alegar-se que a cidade era pequena para tal ação. A proposta da construção da UBS foi aprovada por unanimidade, e sua construção seria no bairro Acampamento II.

A proposta foi enviada para Comissão responsável, e felizmente foi aprovada
clique e veja lista de emendas aprovadas, no entanto ainda não temos a unidade de saúde sendo construída, ao mesmo tempo que cidades também beneficiadas por emenda como esta, já tem suas unidade em funcionamento como é o caso do município de Viçosa e Umarizal.

A nós cidadãos resta-nos aguardar que nossos representantes no poder legislativo, exerçam seu papel e cobrem do poder executivo, explicações sobre o andamento desta obra, que não resume-se a uma simples obra do executivo, mas um exemplo de gestão participativa pois tal projeto, foi decidido pela população em audiência pública, um método que deveria ser aplicado, em todas as administrações que se julgam democráticas.

Os Municípios brasileiros com até 50 mil habitantes que encaminharam até dia 10 de dezembro de 2011 os formulários com as emendas de iniciativa popular para serem incluídas na proposta orçamentária de 2012 e destinadas à área da Saúde já foram beneficiados.

A iniciativa do relator da CMO permitiu emendas para estruturar a rede de serviços de atenção básica à saúde, como os prontos-socorros; para melhorias sanitárias nas residências; e para implantar ou melhorar sistemas públicos de abastecimento de água e de esgoto. Os recursos também poderiam ser destinados à melhoria do sistema de tratamento de lixo.

Relembre a audiência
Click aqui

Informações do Voz Interiorana

Nenhum comentário:

Postar um comentário