Checagem de hidrômetro está disponível
inclusive na regional de Pau dos Ferros.
Para garantir que não haja dúvidas quanto ao
consumo de água cobrado de cada usuário, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio
Grande do Norte (Caern) disponibiliza aos clientes o serviço de aferição de
hidrômetro, feito mediante solicitação do interessado e depois de cumpridos
alguns pré-requisitos, inclusive a vistoria do imóvel.
A checagem de hidrômetro está disponível para
os clientes das regionais Natal Sul (zonas sul, leste e oeste de capital),
Natal Norte (zona norte da capital e cidades vinculadas), e ainda,Regional
Litoral Sul, Regional Assú, Regional Caicó e Regional de Pau dos Ferros e suas
respectivas cidades vinculadas.
Caso o laudo emitido comprovar que o
hidrômetro não tinha qualquer alteração será cobrada uma taxa de R$ 55,20, a
ser incluída na conta do usuário, podendo ser parcelada. Por isso, é importante
que antes de solicitar o serviço da Caern, havendo dúvidas sobre alteração
excessiva no valor da conta mensal, por exemplo, o usuário deve verificar se
não existem vazamentos ou outras avarias que acabem por acarretar o aumento do
consumo.
Márcio Gomes, chefe da Unidade de Cadastro e
Faturamento da Caern, explica que o cliente pode acompanhar o aferição do
hidrômetro na Caern, com a presença também de um técnico do Inmetro. “São
feitos cinco testes, dentro dos critérios estabelecidos pelo Inmetro e, depois,
é emitido um laudo para o cliente”, explica Márcio.
Caso seja detectado problema no hidrômetro,
outro equipamento, devidamente aferido, é colocado no lugar e a conta de água é
reemitida, com base em uma nova medida de consumo do período de cinco dias, a
ser projetada para um consumo mensal. Nesse caso, o usuário não paga o serviço.
Quando o cliente tem interesse em solicitar o aferimento, deverá procurar o
escritório local ou distrital da Caern ou o atendimento da Caern na Central do
Cidadão.
PARALELO
Nas cidades do interior onde não há o serviço
de aferição, como por exemplo, Mossoró, a Caern faz a checagem do uso
instalando um hidrômetro paralelo. “O próprio operador do sistema vai à casa do
usuário e instala outro hidrômetro para fazer a medição do consumo em
paralelo”, informa Márcio Gomes. A medição é feita por no máximo uma semana e,
em caso de divergência, o hidrômetro é trocado. Nessas situações, o consumidor
não paga qualquer taxa pelo serviço.
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