Contatos

Contatos

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Sem chance...Especialista nega riscos de tsunamis no RN após tremores na costa!

De acordo com especialista, magnitude do tremor, apesar de alta (5,8 graus na escala Richter), não seria suficiente para que um tsunami fosse formad
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) negou o rumor de que um tremor de terra, que foi registrado na segunda-feira, 5, na costa do Nordeste, poderia causar tsunamis no litoral potiguar e dos estados vizinhos.

O geofísico Eduardo Menezes, que faz parte da equipe do laboratório sismológico, explicou por que o risco não é real. Segundo Eduardo, o tipo de movimento das placas tectônicas foi o responsável por não criar qualquer risco. “Para que um tremor aconteça, seria necessário um movimento de subducção, onde uma placa tectônica se infiltra debaixo da outra. O movimento que ocorreu é transcorrente, onde os limites das placas tectônicas apenas deslizam”, afirmou o geofísico.

Além da movimentação tectônica, Eduardo Menezes contou que a magnitude do tremor, apesar de alta (5,8 graus na escala Richter), não seria suficiente para que um tsunami fosse formado. “A magnitude teria que ser de no mínimo 7,5 a 8 graus”, concluiu.

O LabSis/UFRN registrou, na última segunda-feira, 5, um tremor de 5,8 graus de magnitude na escala Richter na costa do estado. De acordo com o laboratório, o epicentro foi a 740 km de distância de Fernando de Noronha, 1.100 km de distância do litoral Potiguar e 100 km à Leste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

agorarn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário