Contatos

Contatos

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Educadores de Taboleiro Grande iniciam formação promovida pela Fundação Telefônica Vivo!

Educadores do município debatem novas tecnologias e compartilham conhecimentos
Professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Taboleiro Grande iniciaram neste ultimo sábado, 7 de outubro, a formação promovida pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Secretaria de Educação do RN. Trata-se do projeto Inova Escola, que vem promovendo formação on-line e presencial, e plataformas de melhorias na gestão escolar pelo estado. O projeto aborda conteúdos sobre novas formas de aprendizagem e uso de recursos tecnológicos como aliados nesse processo. A formação foi conduzida pela consultora da Fundação, Kennia, e aconteceu na Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa.

“É inspirador perceber o emprenho dos educadores a partir das experiências que já trazem e desenvolvem em sala de aula. E também vê-los buscando aprimorar e incrementar as possibilidades de atualização de suas práticas”, disse a secretária municipal de Educação, Alzira Rocha.
Neste primeiro módulo, chamado de modulo introdutório, os educadores conhecem uma ferramenta chamada Design Thinking, cujo objetivo é encontrar possibilidades de soluções para os desafios encontrados em cada realidade escolar. Os participantes são capacitados para atuarem como multiplicadores em suas escolas.

Para a secretária municipal de Educação, Alzira Rocha, a formação foi de grande importância e permitiu que aprendessem e compartilhassem possibilidades de inovar a maneira de fazer educação. “E o melhor de tudo, com coisas simples. Estamos dispostos a melhorar o que estiver dentro das nossas possibilidades porque ser educador é isso: mediar saberes para que o aluno consiga ter uma formação humana e ter prazer em ir à escola. Nós profissionais estamos sempre querendo melhorar e nos realizarmos com nosso trabalho”, declarou.

METODOLOGIA
Os conteúdos são desenvolvidos a partir de uma estrutura de oficinas presenciais que permitem aos participantes a compreensão dos temas como repensar o papel do professor; gestão inovadora, tendo em vista que os profissionais da escola não são os únicos responsáveis pela aprendizagem dos jovens.

Outro tema abordado pelo Inova Escola é a personalização, levando em consideração que cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem. Os espaços diferenciados também são abordados nessas oficinas, tendo em vista que sala de aula não precisa estar organizada ao redor do professor, mas ser repensada de forma a facilitar a aprendizagem.

O projeto de vida de cada aluno também é tema fundamental na formação dos educadores. De acordo com os organizadores do projeto, o estudante deve ter espaço e apoio para dedicar-se aos seus interesses e objetivos de vida. A tecnologia já é parte da realidade dos alunos. Dessa forma, o Inova Escola tem o papel de trazê-la como aliada e ferramenta para a aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário