Contatos

Contatos

sábado, 20 de julho de 2013

Confronto entre Policiais e estudantes voltam a transformar Natal em Praça de Guerra

O que era para ser mais um dia com protestos da revolta do Busão virou vandalismo e selvageria. Manifestantes transformaram Natal em uma verdadeira praça de guerra e promoveram quebra-quebra em vários locais, sobretudo na Zona Leste da capital. Bancos, estabelecimentos comerciais, prédios residenciais, veículos de comunicação, colégios foram alvos das ações dos baderneiros. Duas pessoas foram presas.

O protesto começou por volta das 16h, na tradicional parada do circular próximo ao Via Direta. De lá, cerca de 200 manifestantes seguiram em direção a BR-101, fechando em seguida os dois sentidos da rodovia federal. Depois de cerca de 30 minutos, em uma plenária, decidiram caminhar até a Câmara Municipal de Natal. O grupo reuniu cerca de 1000 mil pessoas, seguiu pela BR-101, subiu o viaduto do Quarto Centenário e chegou a avenida Romualdo Galvão. O percurso até a Câmara foi de aproximadamente seis quilômetros.

A Polícia acompanhou tudo fazendo uso de 300 policiais para garantir a segurança e a ordem da manifestação. O helicóptero Potiguar 1 também monitorava as ações. Até às 18h, apenas uma pessoa havia sido detida. Segundo a Secretaria de Seguraça Pública, o manifestante estava direcionando feixe de laser para o helicópetro Potiguar I. O rapaz foi identificado e conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Sul.

Ao chegar a avenida Romualdo Galvão, alguns manifestantes atiraram pedras contra os tapumes da obra que cerca o Arena das Dunas e tentaram derrubá-los, mas não obtiveram êxito. Era o primeiro sinal de que os protestos não acabariam bem. Depois de passarem pela Romualdo Galvão, os manifestantes seguiram pela Amintas Barros e em seguida voltaram a Hermes da Fonseca. Motoristas e motociclistas, a pedidos dos manifestantes, promoveram buzinaço em apoio ao movimento. Em frente ao Midway, houve o primeiro ponto de conflito. Uma bomba foi atirada contra os policiais, que revidaram disparando balas de borracha. Contudo, apesar do clima tenso, logo o conflito foi dissipado.

Os estudantes seguiram em caminhada pela Hermes da Fonseca e no trajeto alguns deles chegaram a arrancar placas de sinalização de trânsito e atirar pedras contra estabelecimentos comerciais. Vândalos travestidos de manifestantes ainda atiraram pedras contra a fachada da rádio 95FM. Em alguns momentos, a polícia atirou bombas de efeito moral.

O momento mais tenso no entanto, aconteceu na chegada do grupo a sede do legislativo. Alguns manifestantes atiraram pedras e bombas no Batalhão de choque, que revidou com bombas de efeito moral e balas de borracha. A multidão foi dispersa, houve corre-corre e gritaria. Revoltados, manifestantes saíram quebrando vidraças e saqueando lojas próximo ao local e ainda arremessando lixeiras nas ruas. Ônibus foram apedrejados na avenida Deodoro da Fonseca.
O quebra-quebra a partir daí foi generalizado. Equipes de imprensa também foram agredidas no protesto. Uma câmera da Inter TV Cabugi (afiliada Globo) foi pichada. O mesmo aconteceu com um carro da TV Tropical (Record). Prédio da 95 FM foi alvo de pedradas. Programa jornalístico que estava sendo veiculado ficou fora do ar por alguns minutos e os profissionais tiveram que deixar os estúdios.

Em ações totalmente de vandalismo, os manifestantes seguiram a quebradeira pela cidade. Já na avenida Rio Branco, no centro, vidraças de agências bancárias foram quebradas e uma banca de revistas foi alvo dos bandidos. Eles tentaram ater fogo no comércio. A Central do CIdadão e o banco Bradesco também foram quebrados. Já por volta das 20h30, perto dos protestos terminarem, o palácio Felipe Camarão, sede do governo municipal, também foi alvo dos marginais.

Os estudantes querem, dentre outras coisas, melhorias nos transportes públicos e passe livre para estudantes e desempregados.
OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil foi muito questionada durante as manifestações. Vários jornalistas cobraram a presença do órgão nos atos de vandalismo, diante de tudo que os baderneiros estavam danificando na cidade e também as ameaças contra a imprensa. Ontem, o órgão seguiu até a Câmara e saiu em defesa dos manifestantes, inclusive seis advogados seguiram até a Delegacia de Plantão da Zona Sul para acompanhar um rapaz que havia sido preso.

Depois de muita pressão, o órgão se pronunciou na Internet. "A violência na manifestação de ontem, 19, se equipara à arbitrariedade estatal de quinta-feira 18. OAB/RN repudia tais atos com a mesma convicção de sempre", limitou-se a dizer via rede social.
De Fato/Da redação Natal Fotos: Gerson de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário