Contatos

Contatos

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Secretário de Educação concede entrevista e fala dos projetos e ações referentes ao início de sua gestão

O Secretário Municipal de Educação de Riacho da Cruz, Giordano Paiva concedeu entrevista ao Mural no último dia 12 de janeiro, para falar dos projetos e ações referentes ao início de sua gestão à frente da pasta da educação. O secretario afirmou o seu otimismo em dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela pasta, e anunciou algumas mudanças, assim como, o início do funcionamento da Creche Pró-infância.
O secretario ressaltou ainda que o não pagamento do aumento de 21% do piso salarial dos professores tem causado insatisfação dos educadores, mas, garante que já conversou com a nova gestora e ela demonstrou interesse na valorização dos profissionais da educação com melhores salários, na oportunidade a mesma pediu para fazer um levantamento do impacto financeiro que esse aumento trará aos cofres públicos; e até o fim deste mês dará um posicionamento, e será a partir daí que o secretario buscará o diálogo entre a Prefeita, e os educadores, com o objetivo de se resolver o impasse hora existente.



Veja abaixo o teor da entrevista:

Mural - Quais serão as principais ações desenvolvidas pela Secretária de Educação na sua gestão?

Bem meu caro, ao assumir a Secretaria de Educação teremos como principais metas no decorrer deste ano, dar continuidade ao trabalho já desenvolvido nessa pasta, porém com algumas mudanças tais como: trabalhar para manter o índice alcançado no IDEB ano passado; manter a qualidade da merenda escolar; buscar uma política de parceria entre o poder executivo, a secretaria de educação, e principalmente com os profissionais da área de educação, sejam eles ASG, técnicos, coordenadores, pessoal de apoio, os funcionários da cozinha, e a equipe de direção das nossas escolas, com o objetivo de capacitar a todos, para que possamos ter qualidade no trabalho, e consequentemente oferecer uma educação que atenda os anseios da comunidade escolar.


Mural- Quais as ações que estão em andamento e as que serão iniciadas?

No tocante a parte pedagógica no decorrer deste ano, daremos continuidade ao projeto aluno Nota 10, onde no final do ano letivo serão premiados com Tabletes dois alunos por turmas, tendo como requisito as melhores notas; daremos início ao funcionamento da Creche Pró-infância; também há previsão para que no mês de Março tenha início o Programa Mais Educação, programa este que ofertará diversas oficinas aos alunos no contra turno; o município também pactuou com o programa Alfabetização dos alunos na Idade Certa, onde se pretende alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. 
No tocante a infraestrutura das instituições escolares teremos um ganho substancial principalmente na educação infantil com a nova creche, como também já foi autorizado a realização de obras na Escola Camila de Léllis do projeto de acessibilidade, onde pretendemos dar mais segurança e conforto as crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Mural - Como anda o índice de aprovação básica do município, o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em nosso município está além da meta estabelecida pelo ministério da Educação, pois alcançamos no ano de 2012 a meta prevista para o ano de 2015; mas agora temos que realizar um trabalho para manter o índice alcançado, e trabalhar para possamos ainda este ano alcançar a média nacional.

Mural - Qual é sua meta frente à pasta de educação?

Ao assumir esta pasta buscarei aproximar ainda mais a Secretaria de Educação das instituições de ensino do município, sejam elas municipais, estaduais ou até mesmo federais, também aproximar dos pais e da comunidade em geral para que juntos possamos criar uma rede de informações e de experiências, tendo como objetivo maior derrubar os índices de evasão e repetência de nossos alunos, aumentando assim o índice de aprovação e consequentemente o desenvolvimento sociocultural de nossa comunidade.
No momento estamos elaborando o calendário escolar de 2013, e na próxima semana sentaremos com os diretores para que os mesmo adequem a proposta da secretaria a realidade de cada escola.

Mural - Por que ainda há tanta diferença entre educação pública e privada?

A diferença entre escola pública e privada ainda é muito grande, e creio eu que isso ocorre por diversos fatores tais como: ainda pouco investimento na parte física das escolas, pouco investimento em capacitação de todos que estão envolvidos no processo educacional; porém a meu ver essa diferença somente será diminuída quando as famílias de nossos alunos participarem ativamente do processo educativo de seus filhos, mudando radicalmente a postura que têm em relação a educação pública; pois a responsabilidade de educar não é somente da escola, é também das famílias; responsabilidade essa a muito tempo assumida pelas famílias que têm filhos na educação privada.

Mural - O município de Riacho da Cruz está prestes a receber a creche pro - infância, considerada a creche modelo. Quantos alunos estudarão na creche? E qual a previsão para conclusão dessa obra?

A nova creche sem sombra de dúvida ofertará as nossas crianças uma maior qualidade no processo ensino-aprendizagem, a mesma ofertará 180 vagas distribuídas nos turnos matutino e vespertino. Quanto o início do seu funcionamento ocorrerá no mês de Fevereiro quando daremos o pontapé inicial do ano letivo de 2013.

Mural - A Prefeita Bernadete é uma administradora centralizadora ou ela distribui cargos, dando liberdade para o secretário trabalhar?

Ao ser convidado para assumir a pasta de Educação, tive uma longa conversa com a Prefeita Bernadete Rego explicando os desafios que teríamos a frente dessa secretaria, porém a mesma nos deu liberdade para resolver os problemas; sugerir melhorias e traçar metas, visando sempre à qualidade da nossa educação.
Portanto não teremos uma administradora centralizadora, pois a mesma não tem medido esforços nesse início de gestão para descentralizar suas ações, tendo como objetivo a parceria de todos que fazem a administração municipal.

Mural – O piso dos professores é lei, mas ainda não foi implantado em nosso município. Quais são as possibilidades do piso ser implantado nessa nova gestão?

Caro André, o Piso dos professores está implantado no nosso município, como também o Plano de Cargos e salários dos educadores, algo que devemos agradecer o empenho do ex-prefeito Marcos Aurélio, quando no ano de 2011 autorizou de uma só vez a promoção vertical e horizontal de todos os educadores, ato este que culminou com aumentos naquele ano que variaram de 5% a 50% nos vencimentos dos professores.
Porém vale salientar que no ano de 2012 devido aos cortes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), promovido pelo governo Federal, o então prefeito não repassou o aumento de 21% do piso algo que tem causado insatisfação dos educadores.
Com relação ao cumprimento do aumento dado aos educadores previstos na lei do piso nacional e no Plano de cargos, já conversamos com a nova gestora e ela demonstrou interesse na valorização dos profissionais da educação com melhores salários, na oportunidade a mesma pediu para fazer um levantamento do impacto financeiro que esse aumento trará aos cofres públicos; e até o fim deste mês nos dará um posicionamento, e será a partir daí que buscaremos o diálogo entre a Prefeita, o secretário e os educadores, com o objetivo de se resolver o impasse hora existente.

Mural - O voto é um dos maiores instrumentos da democracia, é um exercício da cidadania. Sendo assim, gostaríamos de entrar no aspecto ELEIÇÕES MUNICIPAIS. Então, ainda dentro do assunto “administração pública”, você vê o cargo de secretário municipal apenas como um cargo técnico ou político também?

Caro amigo, a minha experiência enquanto vereador deste município nos últimos 8 anos me fez acreditar que devemos fazer política no momento em que a legislação eleitoral nos permite; portanto vejo nesse momento o cargo de Secretário Municipal de Educação como um cargo técnico, no qual pretendo buscar parceria com todas as instituições da sociedade civil organizada, sejam elas públicas ou privadas.
Não posso negar que a política ainda está muito presente em minha vida, porém se no futuro ainda disputarei um cargo eletivo, farei isso na hora certa e no lugar certo, no exato momento a prioridade é a educação sem distinção das pessoas quanto à cor, a raça, o partido político ou a religião, que cada um possa ter ou escolher.

Mural - Queremos encerrar a entrevista, perguntando como você enxerga o panorama político municipal e quais suas perspectivas para a próxima eleição?

Veja bem André, acabamos de encerrar um período eleitoral, e estamos dando os primeiros passos na nova administração; portanto acho pré-maturo vislumbrar um cenário para 2016.
No entanto tenho observado um ponto positivo nesse início de gestão, a Prefeita Bernadete Rego assumiu seu 4º mandato a frente do executivo, agindo e trabalhando com o entusiasmo e a dedicação, como se estivesse assumindo seu primeiro 1º mandato, e dependendo da aprovação da população em relação ao seu trabalho, é que credenciará a mesma a uma reeleição.
Quanto as minhas perspectivas para a próxima eleição, pretendo realizar um trabalho que atenda aos anseios da comunidade frente a esta secretaria, se isto irá me credenciar para ainda disputar um cargo eletivo, o tempo e o povo é que me darão a aprovação e a credibilidade necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário