Contatos

Contatos

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Parnamirim é destaque em desenvolvimento social

Uma cidade que praticamente dobrou sua população em dez anos, triplicou o número de automóveis em circulação, mas sem perder a qualidade de vida. Assim o prefeito Maurício Marques dos Santos define o crescimento de Parnamirim, um dos municípios com maior taxa de crescimento populacional do Brasil, que tem hoje 214 mil habitantes, mas aparece bem posicionado em todos os estudos sobre indicadores sociais e econômicos.

O último dele, o ISDM – Índice Social de Desenvolvimento dos Municípios -, divulgado no início de dezembro pela Fundação Getúlio Vargas, coloca Parnamirim na 14ª posição entre os 1.794 municípios nordestinos. Com ISDM 5,12, Parnamirim é o terceiro entre os municípios nordestinos de porte médio, isto é, com população entre 100 mil e 325 mil habitantes. Só perde para Lauro de Freitas, na Bahia, com 5,22 e Paulista, em Pernambuco, com 5,13.

A pesquisa feita pelos técnicos da Fundação Getúlio Vargas leva em conta indicadores nas áreas de habitação, trabalho e renda, educação, saúde, renda familiar, taxa de pobreza, coleta de lixo. São trinta e quatro ao todo. Na Mortalidade Infantil, Parnamirim ocupa o terceiro lugar entre as cidades médias, ficando atrás apenas de Maraguape e Maracanaú.

No indicador que mede a extrema pobreza, Parnamirim ocupa a posição 1.820 no ranking brasileiro, à frente de Natal (2.153º), Mossoró (2.140º), São Paulo (2.509º), Rio de Janeiro (2.339º). Também está bem à frente de Guamaré, o município norte-rio-grandense que tem um dos maiores PIBs per capita do Brasil. Com taxa de extrema pobreza de 11,74), Guamaré ocupa a posição 3.214 no ranking nacional. A taxa de Parnamirim é de 4,35, a de Natal 5,45 e a de Mossoró 5,41.

“Pelos programas sociais que temos em parceria com o governo federal, pelas ações que desenvolvemos nas áreas de saúde, educação, habitação, capacitação de pessoal para o mercado de trabalho, nossa expectativa é que Parnamirim conquiste o alto grau de desenvolvimento humano. No segundo mandato, daremos ainda mais atenção ao social”, disse o prefeito Maurício Marques.
FEMURN

Nenhum comentário:

Postar um comentário