Contatos

Contatos

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Proteção...Ronda Escolar deve estar funcionando ainda este mês em Mossoró!

A Prefeitura de Mossoró finaliza os preparativos para o lançamento da Ronda Preventiva Escolar (ROPE) da Guarda Civil, que terá como objetivo realizar o patrulhamento diário na rede municipal de ensino, bem como promover ações pedagógicas na comunidade escolar.
O projeto foi detalhado na manhã desta quarta-feira, 16, ao secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes, e a representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sindicado dos Guardas Civis de Mossoró. O Ronda Preventivo Escolar é um projeto desenvolvido em outras cidades do Estado, como em Natal.

“Com o início das atividades do ROPE, concretizaremos assim a implantação da Base Integrada Cidadã Escolar, com um patrulhamento preventivo e atividades pedagógicas que envolvam alunos, pais, professores, ou seja, toda a comunidade escolar. Nossa expectativa é que, até o dia 30 de setembro, a Ronda já esteja em atuação”, afirma o secretário Alvibá Gomes, acrescentando que o projeto será apresentado nos próximos dias à equipe da Secretaria Municipal da Educação.

Inicialmente, duas viaturas ficarão responsáveis pelo patrulhamento preventivo. Os veículos novos já foram adquiridos e serão exclusivamente destinados para a ROPE. A equipe que coordenará a Ronda é composta por 10 Guardas Civis Municipais, capacitados e experientes tanto na área de segurança pública quanto em setores como educação e artes.

Esses profissionais, além do patrulhamento, promoverão palestras nas unidades de ensino, abordando temáticas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), combate às drogas, primeiros socorros, entre outras, e ainda oferecendo atividades físicas aos alunos, como aulas de capoeiras.

Para o advogado Gabriel Conrado, membro da Comissão de Segurança da OAB Mossoró, o projeto segue uma tendência nacional de aproximar forças de segurança e a população.

Já o presidente do Sindicado dos Guardas Civis de Mossoró, Rillen Rocha, parabenizou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil pela implantação da ROPE. “Queremos parabenizar e agradecer ao secretário Alvibá Gomes pela sensibilidade de retomar e promover mudanças acertadas nesse projeto. O Sindicato agradece”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário