Contatos

Contatos

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Encontro Regional de Gestores deve reunir 400 vereadores e prefeitos do RN!

Reunião é uma atualização para os prefeitos e vereadores do Estado, na qual o principal objetivo é prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), através da Escola de Contas Professor Severino Lopes, realiza a partir da próxima terça-feira (15) a última edição do “Encontro Regional com Gestores Públicos Municipais”. O evento acontece na Escola de Governo em Natal, nos dias 15 e 16, e deve receber cerca de 400 gestores da região leste potiguar. Estarão presentes na abertura, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Esta reunião é uma atualização para os prefeitos e vereadores do Estado, na qual o principal objetivo é prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada. Durante o evento, serão discutidos temas como a fiscalização de concursos públicos; as verbas de natureza indenizatória; os consórcios intermunicipais, o funcionamento do sistema SIAI; entre outros.

A iniciativa pioneira no RN é das Federações das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM) e dos municípios do RN (Femurn), em parceria com o TCE/RN. Antes de Natal, o projeto passou pelas cidades de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó reunindo cerca de 700 gestores. O presidente da FECAM, Jório Nogueira comentou que os Encontros Regionais têm sido fundamental na modernização das gestões das Câmaras Municipais. “Nossa gestão tem como compromisso fortalecer o trabalho dos vereadores e essa ação vai certamente auxiliar na execução e qualidade das nossas ações”, destaca.

Segundo o presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, os eventos beneficiam não só o conhecimento de prefeitos, mas também de seus assessores, qualificando e contribuindo para o funcionamento da administração pública. O diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, reforça que os encontros regionais são importantes para a efetividade do controle externo na gestão dos recursos públicos e para evitar a ocorrência de irregularidades. “Trata-se de uma iniciativa muito relevante, com o propósito de orientar e prevenir falhas ou irregularidades que possam comprometer a regular aplicação de recursos públicos”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário