Contatos

Contatos

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Robinson cresce; Henrique estaciona, mas ainda venceria no primeiro turno!

Ibope aponta crescimento de 3% do candidato do PSD, contudo, ainda assim, não haveria segundo turno nas eleições governamentais no Rio Grande do Norte.
O candidato do PSD a governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, cresceu 3% na pesquisa Ibope, no comparativo com a pesquisa anterior do mesmo instituto veiculada em agosto. Enquanto isso, o candidato do PMDB, Henrique Alves, manteve o percentual da última sondagem. Se a eleições fossem hoje, Henrique seria eleito no primeiro turno.
Restando 19 dias para a eleição, o quadro aponta para uma estabilidade, nem crescimento, nem queda do líder nas pesquisas, Henrique Alves, embora alguns institutos apontem sensível diminuição na preferência do peemedebista.

Pelos números do Ibope, Henrique tem 40% das intenções de voto, contra 31% de Robinson, 3% de Robério Paulino (PSOL), 1% de Simone Dutra (PSTU) e 1% de Araken Farias (PSL). A soma dos demais candidatos, frente a Henrique, resulta em 36% dos votos válidos. O resultado é 4% inferior aos votos de Henrique, o que garantiria ao peemedebista a maioria dos votos válidos. Para vencer o pleito no primeiro turno, Henrique precisa ter 50% dos votos válidos mais um.

Por seu turno, Robinson agrega crescimento a sua candidatura, já tendo retirado parte da diferença, que chegou a ser de 15 pontos, entre ele e o primeiro colocado. Segundo o instituto Seta, essa diferença é, hoje, de pouco mais de 6%. Para o Ibope, de 9%.

Importante salientar o grande número de eleitores indecisos. Segundo o Ibope, são cerca de 10% do eleitorado. Já o número de eleitores que votam em branco ou nulo é de 14%, de acordo com o instituto.

O Ibope também fez um prognóstico para caso de haver segundo turno, entre Henrique e Robinson. Nesta sondagem, Henrique venceria no segundo turno, com os mesmos 40% do primeiro turno. Robinson teria 36% na segunda etapa. Nesse turno, votos Brancos e Nulos somariam 14%, e os indecisos, 11%.

SENADO

Para o Senado, o Ibope registra a virada da candidata do PT, Fátima Bezerra, sobre a candidata do PSB, Wilma de Faria. Na pesquisa anterior, registrava-se empate técnico. Nesta, Fátima cresce e se desvincula de Wilma. A petista aparece com 38% das intenções de voto, contra 32% da ex-governadora. Ana Célia, do PSTU, tem 2%, professor Laílson, do PSOL, 2%, e Roberto Ronconi, do PSL, 1%. Para o Senado 13% dos eleitores votam Branco ou Nulo, e 12% estão indecisos.


Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário