Contatos

Contatos

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Inmetro abre consulta pública sobre a fabricação de parquinhos e diz que prefeituras devem ser orientadas!

Inmetro quer saber se a necessidade de certificar fabricação de parquinhos infantil.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) abriu uma consulta pública para saber da sociedade a necessidade de certificar o processo de fabricação, instalação e manutenção de parquinhos. Estão convidadas a responderam a consulta, principalmente os pais, diretores de escola e administradores públicos. O objetivo é evitar acidentes ocasionados nestes espaços, muitas vezes mantidos pelas prefeituras. Os interessados podem enviar uma mensagem via internet.

Antes da consulta, o Inmetro fez uma pesquisa para detectar os maiores riscos de acidentes nos parquinhos, também conhecidos pelo nome em inglês, playgrounds. O resultado mostrou que boa parte dos acidentes é por conta da falta de manutenção e supervisão. Mas, o Instituto alertou que algumas fabricas ainda não respeitam as normas de segurança indicadas.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina que o ponto mais alto de um brinquedo não ultrapasse um metro de distância do chão. O assento deve ser protegido. Outra importante recomendação é que o chão seja revertido por borracha. O plástico é o material mais indicado para a fabricação dos brinquedos.

Números apontam necessidade de mudança
De acordo com o estudo do Inmetro, em 48% dos casos de acidentes analisados a criança caiu de um brinquedo. Outras 25% se machucaram com o movimento e 11% ficaram com alguma parte do corpo presa.

Para evitar esses acidentes, o Inmetro lembra que as mudanças a serem feitas nos playgrounds não dispensam um adulto para supervisionar as crianças. “Nós precisamos orientar as prefeituras na manutenção desses brinquedos e também para que sejam instaladas placas orientavas em cada brinquedo sobre a necessidade de supervisão durante aquela brincadeira”, destaca o Instituto.

Agência CNM, com informações do Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário