Contatos

Contatos

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Familiares, amigos e políticos prestam as últimas homenagens a Iberê Ferreira!

Ex-governador do Rio Grande do Norte faleceu na noite do ultimo sábado e foi velado na manhã desta segunda-feira, na Escola de Governo.
Personalidades do Rio Grande do Norte estiveram presentes no velório do ex-governador Iberê Ferreira de Souza, que faleceu no último sábado em decorrência de complicações na sua saúde.  Durante todo o dia de hoje, familiares, amigos, correligionários, ex-assessores e políticos de todos os partidos foram a Escola de Governo no Centro Administrativo prestar as últimas homenagens ao santacruzense Iberê Ferreira de Sousa que foi deputado estadual, secretário de Estado, deputado federal, vice-governador e recentemente governador do Rio Grande do Norte.

Segue os depoimentos: Rosalba Ciarlini (governadora do Estado): “Iberê era um cidadão de bem. Um homem que teve uma história a serviço do Rio Grande do Norte. Era solidário com os amigos e cumpria sua missão. Ele está na graça de Deus”.

Wilma de Faria (vice-prefeita de Natal): “Iberê foi um grande homem, tanto como gestor, quanto como político. Foi um empresário que consolidou seus investimentos, por isso um homem de sucesso”.  João Olímpio (filho): “Iberê foi um grande homem, um grande político. Era uma pessoa simples e tinha amor à vida. Tinha sabedoria e calma para enfrentar os problemas e as adversidades. Tinha muito amor à família”. Tomba (deputado estadual): “Iberê foi um grande líder, humilde, honesto e de caráter. Sabia escutar, o que é difícil nos dias de hoje. Vai ser difícil para Santa Cruz e região Trairi conviver sem Iberê. Foi bom pai, bom marido e ajudou construir minha carreira política. Hoje, sou quem sou, devo a ele. Iberê deixa um legado para as gerações. Sua ausência vai ser sentida em todo o Rio Grande do Norte”.

Kléber Bezerra (ex-deputado e primo): Iberê era uma figura amena, cordial, amigo e presente. Como homem público teve bom desempenho no exercício dos cargos que assumiu. Sempre foi do diálogo, do trabalho e do entendimento. Marcou a vida pública do Rio Grande do Norte”.

Chico Araújo (prefeito de Espírito Santo): “Iberê era da minha geração e um dos grandes homens, não só da política mas da vida social da cidade. Não tinhas inimigos e viveu a vida intensamente. Foi um político vitorioso e deixa muitos amigos. Era um homem bom que deixa uma lacuna na política do Rio Grande do Norte”. Luiz Cláudio (ex-assessor): Iberê era uma pessoa com grande capacidade de aglutinação. Simples, educado, bom pai e bom amigo. Era um sonhador pelo desenvolvimento do Estado e procurou fazer coisas diferentes objetivando inserir as pessoas sociedade. Era apaixonado pelo setor rural e um idealista. Fazia política pensando no coletivo”. Paulo Roberto Alves (presidente do Tribunal de Contas): Iberê era grande figura humana que prestou serviços ao Estado, notadamente na secretaria do Trabalho onde me substituiu. Era um homem elegante, de fino trato e gentil. Ressalto o seu bom relacionamento com o Tribunal de Contas do Estado.

Iberê fez história como deputado, secretário e governador

Iberê Paiva Ferreira de Souza nasceu em Natal, no dia 27 de fevereiro de 1944 e, além de político, foi também empresário. Filho de Odorico Ferreira de Souza e Hermengarda O’Grady de Paiva Ferreira de Souza, advogado com Bacharelado em Direito pela UFRN, com especialização em advocacia empresarial pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.

Foi adjunto da promotoria pública em Santa Cruz (1963-1967), filiando-se ao MDB em 1969. Se elegeu deputado estadual em 1970 e, em 1974, chegou a líder da bancada e integrou o diretório regional. Deixou o partido para integrar a equipe do governador Lavoisier Maia (1979-1983) a quem serviu como chefe da Casa Civil e Secretário de Governo.

Nesse período, ingressou no PDS e em 1982 foi eleito suplente de deputado federal, sendo efetivado posteriormente. No governo José Agripino Maia (1983-1986), foi superintendente regional da Legião Brasileira de Assistência e retornou à Secretaria de Governo. Filiou-se ao PFL e foi reeleito deputado federal pelo partido em 1986, 1990 e 1994.

Mudou sua legenda partidária ao migrar para o PPB ao aceitar o convite do governador Garibaldi Alves Filho para ocupar a Secretaria do Trabalho e Ação Social em 1997, cargo ao qual renunciou para disputar e conseguir um novo mandato de deputado federal em 1998. Já no PTB, conquistou um novo mandato em 2002.

No primeiro governo Wilma de Faria, foi Secretário de Agricultura. Em 2006 foi eleito vice-governador do estado ao lado da presidente do PSB. E, quando Wilma deixou o Governo para concorrer ao Senado, em 2010, Iberê assumiu o comando do Executivo estadual, onde foi candidato a reeleição, mas acabou derrotado por Rosalba Ciarlini.


Foto: José Aldenir
Joaquim Pinheiro
Repórter de Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário