Contatos

Contatos

quarta-feira, 2 de março de 2011

Momento Saúde com Francisco Willy

Quadro Momento Saúde
Caros leitores, a festa mais esperada do ano para os foliões de plantão esta chegando, O CARNAVAL. Paralelo a esta festas carnavalesca temos a importância da prevenção das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). 

Segundo o ministro da saúde Alexandre Padilha o foco maior da campanha do governo federal neste carnaval são os jovens, entre 15 e 24 anos, que vivem em famílias de baixa renda. Isso porque segundo o ministério da saúde a infecção tem aumentado neste grupo nos últimos anos.

 Na matéria de hoje iremos ressaltar a importância da prevenção destas doenças em especial o HIV/ADIS

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Citamos algumas para o conhecimento do leitor: a gonorréia, a sífilis, a clamídia, o herpes genital, a hepatite B, o condiloma, a tricomoníase, o HIV/AIDS, entre outras.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
 Existem varias formas de adquirir essas doenças: pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis, da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, e no parto.

HIV/AIDS

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da AIDS, doença que compromete o sistema de defesa do organismo, provocando a perda da proteção contra as doenças, por isso a pessoa pode desenvolver vários tipos de infecções e/ou câncer.
O HIV está presente no sangue, sêmen e fluido vaginal das pessoas Infectadas.

COMO SE TRANSMITE O VIRUS DA AIDS?


 Através de relações sexuais com penetração (anal ou vaginal) e sexo oral (boca/pênis, boca/ânus, boca/vagina) com pessoa infectada pelo HIV, sem o uso de preservativos;
O uso de drogas injetáveis compartilhado com pessoa infectada pelo HIV;
Da mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou aleitamento;
Por transfusão de sangue contaminado.

É importante que você tenha clareza de que o HIV não se transmite pelo contato social cotidiano, como pela respiração, objetos (como pratos, talheres), alimentos, assentos de sanitários ou insetos, aperto de mão ou abraço, suor e lagrima, masturbação a dois.

QUAIS OS SINTOMAS DA AIDS?

A AIDS não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Mas os sintomas iniciais geralmente são semelhantes e comuns a outras doenças. Os mais freqüentes são:
 Gripe persistente,
 Perda de peso,
 Diminuição da força física,
 Febre intermitente (a pessoa fica febril e melhora, e febril novamente com muita freqüência),
 Dores musculares,
 Suores noturnos,
 Diarréia.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 Minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


EXISTE TRATAMENTO PARA AIDS?
Sim! Porem a AIDS ainda não tem cura. Atualmente, existem remédios antirretrovirais, que inibem a reprodução do HIV no sangue, mais conhecidos como coquetel. O controle do avanço da doença também faz parte do tratamento, e é feito por meio dos testes realizados regularmente. O paciente também deve ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos com freqüência.

COMO POSSO PREVENIR-ME DO VIRUS DA AIDS DURANTE O CARNAVAL?
Sem duvida o método mais eficaz na prevenção da AIDS e outras DSTs é o uso correto da camisinha, inclusive no sexo oral. Não compartilhar seringas, agulhas outros objetos cortantes com outras pessoas. Veja que não é difícil evitar a doença!

Nota: A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais está disponibilizando para o carnaval deste ano material educativo e uma cota extra de 350 mil preservativos para os municípios do Rio Grande do Norte, com exceção de Natal que recebe sua cota extra diretamente do Ministério da Saúde.
Fonte: www.saude.rn.gov.br

ATENÇÃO:
Fica aqui meu apelo a todos os foliões. Faça sexo seguro, Use sempre camisinha! Com essa simples atitude poderemos evitar varias DSTs e assim manter uma vida saudável.
A camisinha pode ser adquirida na rede publica de saúde gratuitamente. Portanto não perca tempo, procure já a sua e divirta-se!


DESEJO UM ÓTIMO CARNAVAL PARA TODOS, COM MUITA PAZ E SAÚDE!


FRANCISCO WILLY.
ENFERMEIRO

2 comentários:

  1. Muito bom Willy, com essas informações com certeza este índice de doenças irão diminuir, meus parabéns pelo empenho em divulgar.

    ResponderExcluir
  2. Grande emfermeiro Willy, parabens pela á alerta aos foliões, você está sendo muito preciso em suas orientações, nosso muito obrigado!!!

    ResponderExcluir