Contatos

Contatos

sexta-feira, 18 de março de 2011

Momento Saúde com Francisco Willy

Quadro Momento Saúde
Ola caro leitores! Estamos de volta em mais um MOMENTO SAÚDE. Iremos expor na matéria dessa semana uma doença muito perigosa, que se não tratada pode levar a morte do individuo. A HIPERTENSÃO OU PRESSÃO ALTA.

Segundo o ministério da saúde a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão passou de 21,5% em 2006 para 24,4% em 2009 Ouve aumento em todas as faixas etárias, principalmente entre os idosos.

A hipertensão, mais conhecida popularmente como pressão alta vem causando constantemente preocupações as autoridades de saúde e a sociedade em geral, isso porque freqüentemente, essa doença leva à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para o paciente, sua família e a sociedade.
Quando diagnosticada precocemente, essa doença é bastante sensível, oferecendo múltiplas chances de evitar complicações.
Investir na prevenção é decisivo não só para garantir a qualidade de vida como também para evitar a hospitalização e os conseqüentes gastos, principalmente, quando se considera o alto grau de sofisticação tecnológica da Medicina moderna.


DEFINIÇÃO:

 A Hipertensão arterial (HA) ou Pressão Alta é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando
definida como uma pressão arterial sistólica (máxima) maior ou igual a 140mmHg e uma pressão arterial diastólica(mínima) maior ou igual a 90mmHg,(14 por 9), em indivíduos que não estejam fazendo uso de medicações anti-hipertensivas, ou seja, medicamentos para baixar a pressão.

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

Estresse: excesso de trabalho, angustia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis  pela elevação da pressão.
Hereditariedade: alguém na família com pressão alta
Idade: o envelhecimento aumenta o risco em ambos os sexos
Raça: pessoas de raça negra são mais propensas à doença.
Peso: a obesidade é um fator de risco
Falta de exercícios: a vida sedentária contribui para o aumento do peso
Ma alimentação: pouco consumo de frutas e verduras.
Sal em excesso: pode facilitar e agravar a hipertensão
Álcool: o consumo exagerado compromete a pressão arterial
Tabagismo: é um fator de risco para as doenças cardiovasculares.

SINTOMAS:

Na maioria das pessoas a pressão alta não causa sintomas no inicio, porem quando o individuo apresenta uma hipertensão grave ou prolongada e não tratada, apresenta dores de cabeça, vômitos, falta de ar (dispnéia), agitação e visão borrada decorrente de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.




EXISTE TRATAMENTO PARA PRESSÃO ALTA?

SIM! O tratamento da pressão alta e feito principalmente pelas atividades educativas, modificações dos hábitos de vida e caso necessário o uso de medicamentos como: captopril, hidroclorotiazida, propranolol entre outros.
O SUS garante as consultas e todo tratamento daquelas pessoas já diagnosticadas. Já os medicamentos podem ser adquiridos nas farmácias básicas das unidades de saúde e na farmácia popular de forma gratuita.

COMO POSSO PREVENIR A PRESSÃO ALTA?

A prevenção ela tem por objetivos eliminar os fatores de risco. Com isso ficam aqui algumas dicas importantes:

Tenha uma alimentação saudável:

Evite: açucares e doces, carnes vermelhas com gordura aparente, alimentos processados     e industrializados como embutidos, conservas, enlatados, defumados.

Prefira: alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais, frutas, verduras e legumes.
Pratique atividades físicas semanais, faça caminhadas, suba escadas ao invés de elevador, ande de bicicleta, nade.
Mantenha um peso saudável
Diminua a quantidade de sal na comida
Diminua o consumo de bebidas alcoólicas
Não fume!
Medir a pressão regularmente
Tente administrar os problemas do dia-dia com mais tranqüilidade sem nervosismos.


Cuidado! O melhor é prevenir, caso contrario depois que a doença estiver instalada ai fica mais difícil porque desta vez vamos tentar evitar as suas complicações e ate a morte.
Dentre algumas complicações da pressão alta estão principalmente às cardiovasculares, aquelas que atingem coração, veias e artérias. Exemplos: doenças do coração (infartos) e dos rins, derrames (AVC) e também alterações na visão. 

ATENÇÃO!  Se você já utiliza medicamentos para pressão alta: Tome as medicações conforme orientação medica. Se tiver alguma duvida sobre o medicamento, converse com seu medico. Compareça sempre as consultas regulamente.
 Não abandone o tratamento.

.
Siga as orientações do seu medico, elas contribuirão para o controle da pressão arterial e para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

Procure sempre o agente comunitário de saúde de seu bairro ou o posto de saúde da sua cidade em caso de duvidas.


Francisco Willy
Enfermeiro

Um comentário:

  1. Nossa que matéria mais legal Willy. Vossa senhoria realmente se mostra com muita competência para com a sua profissão, te admiro muito pelo seu conhecimento e estou com muita fé em deus que você logo ira alcançar suas idéias e ser mais feliz do que você já é, mesmo com tantas dificuldades imposta pela vida e por pessoas de ma fé. Você é um guerreiro, lutador do bem nessa vida de deus. Parabéns!

    ResponderExcluir