Ola caro leitores! Estamos de volta em mais um MOMENTO SAÚDE. Iremos expor na matéria dessa semana uma doença muito perigosa, que se não tratada pode levar a morte do individuo. A HIPERTENSÃO OU PRESSÃO ALTA.
Segundo o ministério da saúde a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão passou de 21,5% em 2006 para 24,4% em 2009 Ouve aumento em todas as faixas etárias, principalmente entre os idosos.
A hipertensão, mais conhecida popularmente como pressão alta vem causando constantemente preocupações as autoridades de saúde e a sociedade em geral, isso porque freqüentemente, essa doença leva à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para o paciente, sua família e a sociedade.
Quando diagnosticada precocemente, essa doença é bastante sensível, oferecendo múltiplas chances de evitar complicações.
Investir na prevenção é decisivo não só para garantir a qualidade de vida como também para evitar a hospitalização e os conseqüentes gastos, principalmente, quando se considera o alto grau de sofisticação tecnológica da Medicina moderna.
DEFINIÇÃO:
A Hipertensão arterial (HA) ou Pressão Alta é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando
definida como uma pressão arterial sistólica (máxima) maior ou igual a 140mmHg e uma pressão arterial diastólica(mínima) maior ou igual a 90mmHg,(14 por 9), em indivíduos que não estejam fazendo uso de medicações anti-hipertensivas, ou seja, medicamentos para baixar a pressão.
definida como uma pressão arterial sistólica (máxima) maior ou igual a 140mmHg e uma pressão arterial diastólica(mínima) maior ou igual a 90mmHg,(14 por 9), em indivíduos que não estejam fazendo uso de medicações anti-hipertensivas, ou seja, medicamentos para baixar a pressão.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
Estresse: excesso de trabalho, angustia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis pela elevação da pressão.
Hereditariedade: alguém na família com pressão alta
Idade: o envelhecimento aumenta o risco em ambos os sexos
Raça: pessoas de raça negra são mais propensas à doença.
Peso: a obesidade é um fator de risco
Falta de exercícios: a vida sedentária contribui para o aumento do peso
Ma alimentação: pouco consumo de frutas e verduras.
Sal em excesso: pode facilitar e agravar a hipertensão
Álcool: o consumo exagerado compromete a pressão arterial
Tabagismo: é um fator de risco para as doenças cardiovasculares.
SINTOMAS:
Na maioria das pessoas a pressão alta não causa sintomas no inicio, porem quando o individuo apresenta uma hipertensão grave ou prolongada e não tratada, apresenta dores de cabeça, vômitos, falta de ar (dispnéia), agitação e visão borrada decorrente de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.
EXISTE TRATAMENTO PARA PRESSÃO ALTA?
SIM! O tratamento da pressão alta e feito principalmente pelas atividades educativas, modificações dos hábitos de vida e caso necessário o uso de medicamentos como: captopril, hidroclorotiazida, propranolol entre outros.
O SUS garante as consultas e todo tratamento daquelas pessoas já diagnosticadas. Já os medicamentos podem ser adquiridos nas farmácias básicas das unidades de saúde e na farmácia popular de forma gratuita.
COMO POSSO PREVENIR A PRESSÃO ALTA?
A prevenção ela tem por objetivos eliminar os fatores de risco. Com isso ficam aqui algumas dicas importantes:
Tenha uma alimentação saudável:
Evite: açucares e doces, carnes vermelhas com gordura aparente, alimentos processados e industrializados como embutidos, conservas, enlatados, defumados.
Prefira: alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais, frutas, verduras e legumes.
Pratique atividades físicas semanais, faça caminhadas, suba escadas ao invés de elevador, ande de bicicleta, nade.
Mantenha um peso saudável
Diminua a quantidade de sal na comida
Diminua o consumo de bebidas alcoólicas
Não fume!
Medir a pressão regularmente
Tente administrar os problemas do dia-dia com mais tranqüilidade sem nervosismos.
Cuidado! O melhor é prevenir, caso contrario depois que a doença estiver instalada ai fica mais difícil porque desta vez vamos tentar evitar as suas complicações e ate a morte.
Dentre algumas complicações da pressão alta estão principalmente às cardiovasculares, aquelas que atingem coração, veias e artérias. Exemplos: doenças do coração (infartos) e dos rins, derrames (AVC) e também alterações na visão.
ATENÇÃO! Se você já utiliza medicamentos para pressão alta: Tome as medicações conforme orientação medica. Se tiver alguma duvida sobre o medicamento, converse com seu medico. Compareça sempre as consultas regulamente.
Não abandone o tratamento.
.
Siga as orientações do seu medico, elas contribuirão para o controle da pressão arterial e para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.
Procure sempre o agente comunitário de saúde de seu bairro ou o posto de saúde da sua cidade em caso de duvidas.
Francisco Willy
Enfermeiro
Nossa que matéria mais legal Willy. Vossa senhoria realmente se mostra com muita competência para com a sua profissão, te admiro muito pelo seu conhecimento e estou com muita fé em deus que você logo ira alcançar suas idéias e ser mais feliz do que você já é, mesmo com tantas dificuldades imposta pela vida e por pessoas de ma fé. Você é um guerreiro, lutador do bem nessa vida de deus. Parabéns!
ResponderExcluir