Contatos

Contatos

terça-feira, 22 de março de 2011

Riacho da Cruz chega ao quarto dia com falta d´água

 
Hoje completam quatro dias que os riachocruzense não vêem água em suas torneiras. 

A CAERN mais uma vez deixa a população sem água.

A população economiza a água que resta em seus reservatórios.

Enquanto isso esperamos a boa ação da CAERN, pelejando para ver se concerta esse bendito sistema de distribuição de água de nossa Riacho da Cruz.

NOTA DO BLOG: No dia Mundiall da água Riacho da Cruz completa quatro dia sem água. 

O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
No Estado do Rio Grande do Norte o Governo do Estado preparou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial da Água, com ações que se estenderão entre os dias 21 e 27 deste mês. Desde a segunda-feira (21) estão sendo desenvolvidas atividades voltadas para o público, coordenadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

Um comentário:

  1. DICA DE GEOGRAFIA

    FALTA D’ÁGUA PODE CHEGAR A METADE DOS MUNICÍPIOS EM 2015

    Embora sendo o país com a maior bacia hidrográfica de água doce do mundo, o Brasil pode chegar a 2015 com mais da metade de seus municípios sofrendo com problema da falta d’água. É o que aponta o Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, que a Agência Nacional de Águas (ANA) lançou esta manhã, que fez a mapeação dos 5.565 municípios brasileiros quanto à distribuição de água.

    “A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento”, diz no texto do relatório.

    Conforme a notícia na Agência Brasil, de acordo com a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.

    Segundo o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, como 90% dos domicílios brasileiros têm abastecimento de água, essa realidade não é percebida ou parece muito distante. “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [de déficit] venha a ser consolidado”, assinala.

    Há muito nas regiões Norte e Nordeste…

    No caso das regiões Norte e Nordeste, há muito que a população já sofre com esse problema que se generalizará caso não ocorra um trabalho real de enfrentamento do problema.

    Mesmo contendo 81% dos mananciais hidrográficos do país, a região Norte é a região onde a população mais sofre com o problema da falta d’água. Apenas 14% da população tem fornecimento satisfatório de água.

    No caso do Nordeste esse percentual é de 18%, sendo que aí ao menos pode-se dizer que a escassez de chuvas e a pequena quantidade de mananciais pode ser usada como desculpa, apesar que em muitos casos o problema ocorre tal qual o nosso do Norte: descaso e incompetência governamentais.

    ResponderExcluir