Contatos

Contatos

sábado, 19 de março de 2011

“Superlua” será vista em Riacho da Cruz e Região a partir das 17h24 de hoje

O momento em que a lua estará mais próxima da Terra será às 19h09
A “Super” Lua Cheia deste  sábado deverá aparecer no céu de Riacho da Cruz às 17h24. A partir deste momento, a olho nú, o espectador  noturno terá a impressão que o satélite natural da Terra estará maior. Á s 19h09 ela estará no ponto mais próximo à terra O fenômeno ocorre a cada 15 anos, em média, e é devido ao fato da lua alcançar o ponto em que mais se aproxima do nosso planeta.

Mais brilhante (até 25% da média de luminosidade  refletida nos demais períodos), o a lua só terá influência maior nas marés. O capitão dos portos, Alan Kardec, informa que para as embarcações que estiverem em alto mar, a maré cheia não tem muita influência, mas para os barcos atracados e para quem estiver na praia haverá uma mudança significativa. Entre as 23 horas e 17 horas deste domingo, a maré vai aumentar em 2,80 metros, praticamente três metros.

A última vez que a lua passou tão próxima à Terra, foi em 10 de janeiro de 2005, por coincidência nos dias próximos dos terremotos ocorridos na Indonésia, país da Oceânia, que registrou 9.0 na escala Richter. Previsões de “superluas” ocorreram 1955, 1974 e 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário