Contatos

Contatos

sexta-feira, 11 de março de 2011

Momento Saúde com André Alexandre

Quadro Momento Saúde
Olá caros leitores, sei que não sou médico, Biólogo, Odontólogo nem tão pouco enfermeiro. Como é do conhecimento de todos, o quadro “Momento Saúde” tem a direção do competente enfermeiro Francisco Willy, no entanto, peço licença ao mesmo para essa semana levar um pouco do meu conhecimento sobre a Geografia da Saúde, pois sou estudante do 8° período do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Espero que gostem do quadro momento Saúde esta semana.

A história da Geografia médica começa com Hipócrates (460 a 377 AC), o pai da Medicina que abandonou as explicações sobrenaturais para a origem das doenças, voltando sua atenção para o espaço geográfico. Dizia que o médico deveria investigar a origem das enfermidades no ambiente. Conhecer o lugar onde ocorrem as doenças seria o primeiro passo para entendê-las, segundo este fragmento de Hipócrates lido em Pessoa (1979):

Quem quiser investigar devidamente a medicina, deve proceder da seguinte maneira: em primeiro lugar deve observar as estações do ano, o efeito que cada uma delas exerce…, em seguida os ventos… Também deverá atender às qualidades das águas… da mesma forma, ao chegar-se a uma cidade desconhecida deve-se considerar como se situa em relação aos ventos e ao sol nascente… Com relação às estações, se o inverno for seco e soprar vento do norte, e a primavera for úmida e soprar vento do sul, haverá necessariamente no verão febres agudas, doenças dos olhos e disenteria. Fazendo tais investigações…, pode assenhora-se de todas as particularidades para conseguir-se a prevenção da saúde, evitando o fracasso na prática de sua arte.

Na verdade, no início, a Medicina era Geografia médica.
Até Hipócrates, o processo saúde-doença na antiguidade era relacionado aos espíritos. Então a teoria dos miasmas passava a vincular as doenças ao meio ambiente e ao modo de vida das pessoas. Em PESSOA (1979, p.106) lê-se Hipocrates:

O homem não vive senão suportando a influência contínua ou incessante de certo número de causas externas cujo conjunto é o universo. A doença pode resultar de um germe depositado em nosso corpo. É preciso, entretanto considerar também o organismo atacado pelo germe, porque o estado das cavidades varia no homem com as condições atmosféricas e climáticas em que vive.

Na idade média as causas das doenças eram atribuídas especialmente à variabilidade dos humores corporais e ainda os miasmas eram responsabilizados pelo adoecimento e morte.
Muitos autores reconhecem a origem da Geografia Médica em Hipócrates e, ainda hoje buscaram no ideário hipocrático sua base filosófica e metodológica-conceitual, para como Pessoa (1960), Lacaz (1972), para citar apenas dois dos grandes da Geografia Médica do Brasil.

A relação entre “saúde e ambiente”, segundo a OMS inclui todos os elementos e fatores que potencialmente afetam a saúde, incluindo, entre outros, desde a exposição a fatores específicos como substâncias químicas, elementos biológicos ou situações que interferem no estado orgânico e psíquico do indivíduo, até aqueles relacionados com aspectos negativos do desenvolvimento social e econômico dos países (OPS, 1990).
É preciso, antes de tudo, compreender o processo de ocupação e organização do espaço geográfico pelas sociedades humanas em diferentes tempos e lugares para entender a manifestação das doenças. Essa compreensão é muito importante, porque pode permitir o entendimento da gênese e da distribuição das doenças, e assim estabelecer programas de vigilância ambiental em saúde. Também, este princípio já estava estabelecido em Hipócrates.

Desde Hipócrates até a metade do século 20, prevalecia o conceito de DETERMINAÇÃO NATURAL DAS DOENÇAS. Não sem razão, porque as doenças que mais afligiam a humanidade eram as doenças infecciosas e parasitárias. As grandes epidemias que assolaram o mundo, ao longo da história, dizimando populações e até mesmo eliminando cidades, eram evidencias inequívocas da ação dos fatores naturais sobre a saúde humana.

Referencias: samuelufu: Geografia Médica e da Saúde: Para discutir a Geografia que faz interface com as ciências da saúde, desde os tempos de Hipócrates

Por: André Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário