Contatos

Contatos

sexta-feira, 25 de março de 2011

Atenção gestores para as novas regras do transporte Escolar

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais para as novas regras de funcionamento do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) em 2011. As mudanças foram registradas em publicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira passada, dia 18. 
Entre as mudanças, em 2011, municípios que não tenham agências bancárias estarão autorizados a efetuar um saque por mês para o pagamento dos fornecedores ou prestadores de serviços. Para controle das retiradas, os gestores deverão preencher um formulário com a descrição dos saques realizados e apresentá-lo na prestação de contas.
Caso os governos estaduais queiram delegar aos municípios a responsabilidade do transporte escolar, a nova resolução dispõe que a autorização do repasse direto dos recursos do Pnate aos municípios seja feita uma única vez, e não mais todos os anos, como ocorria anteriormente. Apenas em caso de cancelamento da transferência direta, o FNDE deve ser informado até o dia 10 de março de cada ano. Caso contrário, fica mantida a forma definida no ano anterior. 
Quanto à utilização dos recursos do Pnate, a resolução apresenta mais novidades: Municípios em que existe o serviço regular de transporte coletivo poderão fazer a aquisição de passes estudantis para os alunos – ao invés de vale-transporte. Além disso, não será mais permitida a utilização de veículos adaptados no transporte dos estudantes.

4 comentários:

  1. Eita e agora? em Riacho da Cruz tem alguns transportes adaptados. será que o gestor vai tirar os carros adaptados? é...vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  2. transporte adaptados são aqueles tipo, caminhonete? Gol? Kadet?

    se alguem saber me responda eu realmente estou em duvida.

    ResponderExcluir
  3. é é sim. Aqui em Riacho da Cruz só tem dois transporte apropriados a transportar alunos: o micro ônibus e a ducato que transporta os universitários, os outros são todos adaptados.

    ResponderExcluir
  4. Então famos ficar atento e fiscalizar o uso desses carros que é irregular. sera que ainda vai continuar?

    ResponderExcluir