Contatos

Contatos

sábado, 21 de maio de 2011

Entrevista com o Vereador Giordano do Partido Verde (PV)

Giordano (PV)
O vereador Giordano do PV foi entrevistado pelo o Blog: O Mural de Riacho da Cruz: o blog agradece ao vereador pelo ato de respeito com o mesmo e com a democracia Brasileira: É assim que deve ser o homem público com vontade de lutar pelo seu povo e com o compromisso com a população de sua cidade:

VEREADOR: Francisco Giordano de Paiva Freitas
PARTIDO: Partido Verde - PV
DATA DE NASCIMENTO: 02/10/1974
FILHO DE: João Batista de Freitas e Francisca de Freitas Paiva
MANDATO VEREADOR 02  - 2005 a 2008 – 2009 a 2012
RELIGIÃO: Católica
TIME DO CORAÇÃO: Flamengo

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Como Você avalia sua atuação na Câmara Municipal de Riacho da Cruz/RN:
        Giordano: Confesso que ao entrar na vida pública tinha diversos projetos em minha cabeça e que pretendia pô-los em prática através da minha atuação em enquanto legislador e representante do povo; porém já estou em meu segundo mandato e constato que muitos deles tiveram que ser adiados, por motivos muitas vezes de ordem burocrática, bem como políticos.
        Mas fazendo uma análise pessoal, ainda considero minha atuação positiva dentro do legislativo, visto que tenho encampado lutas junto ao poder executivo principalmente na área de educação; levando proposta de melhorias e cobrando ações que visam alavancar o desenvolvimento nesta área, seja no aspecto físico, material, mas principalmente na valorização do educador.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Ser Vice-prefeito de Riacho da Cruz/RN faz parte dos seus planos?
        Giordano: Caro André, considero a carreira política como qualquer outra, onde sonhamos em desempenhar um bom trabalho para o cargo que fomos eleito, em meu caso vereador, mas com metas a galgar postos mais importantes. Porém tenho a convicção de que a indicação para disputar um cargo de vice-prefeito deve levar em consideração alguns pontos importantes como: analisar se o meu nome é aceito pela comunidade, ouvir as bases eleitorais, concorrer e ser indicado pelos convencionais do meu partido, como também dialogar com as lideranças políticas do nosso município.
        Porém tenho a consciência tranqüila que esse processo deverá acontecer de forma natural, visto que faço parte de um grupo político no qual muitos almejam tal indicação e que a meu ver todos estão habilitados e capacitados para que caso sejam indicados e eleitos no próximo pleito, possam desenvolver um bom trabalho junto a comunidade.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Os vereadores da situação são atuantes?
        Giordano: Veja bem, temos na Câmara Municipal, vereadores detentores de 4, 5, 6, 8 mandatos e acredito que isso é uma prova da atuação deles junto à comunidade. Mas também sou sabedor que a nossa atuação já não atende os anseios de parte da população. Conviver e aceitar as críticas faz parte e é bom para o processo democrático, no entanto somos vereadores da base governistas sim, porém isso não significa que aprovamos e concordamos com todas as posições do executivo, visto que apoiamos e aplaudimos quando merecidos, mas também cobramos quando é necessário.
        Fomos eleitos para representar todos os segmentos da comunidade. Dentro das nossas limitações enquanto legisladores, a meu ver temos uma boa atuação, porém somos convictos de que precisamos melhorar.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Faça uma avaliação da atual administração de Marcos Aurélio.
        Giordano: Considero a atual administração no caminho certo de cumprir com as propostas feitas em palanque durante a campanha de 2008; somos sabedores que existem falhas que são e serão passíveis de crítica por parte da população; no entanto um bom administrador deve partir do pressuposto de que deve absorver as críticas e transformá-las em soluções concretas para o bom funcionamento da esfera administrativa.
        Outro fator que deve ser levado em conta ao fazer uma comparação entre o primeiro e segundo mandato do Sr. Marcos Aurélio foi o fato de que, nesse segundo mandato a administração foi prejudicada pelas quedas bruscas no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o que obrigou os gestores públicos em especial de municípios como o nosso que tem mais de 90% de suas receitas oriundas desse fundo, a conter gastos, e cortar investimentos nas mais diversas áreas do município. Foram medidas como as acima citadas que acabou gerando insatisfação popular, e comprometendo em parte a atual administração.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Você foi convidado a assumir a secretaria de educação do município, não aceitou! Por quê?
        Giordano: Em um primeiro momento fiquei tentado a assumir o cargo ora proposto pelo Sr. Prefeito, por acreditar que poderia dar minha contribuição para o crescimento da educação municipal; porém antes de aceitar o convite busquei conversar com minhas bases eleitorais e ouvir a opinião das mesmas. Após analisar as mais diversas opiniões optei por cumprir o meu mandato a frente do legislativo em respeito aos votos que foram me dados nas eleições de 2008, e para os quais devo satisfação e tenho compromisso assumido em palanque.
        Porém gostaria de em público reafirmar o que disse ao Sr. Prefeito, que mesmo não estando a frente da pasta da educação estou aberto e pronto para contribuir com a educação do nosso município, pois antes mesmo de ser político sou um educador que ainda acredita que somente a educação é solução para as mazelas que assolam o nosso país.

Blog: O Mural de Riacho da Cruz: Diante da situação em que se encontra a rede estadual de ensino (Greve em varias cidades), como você avalia a educação do nosso estado?
        Giordano: Na verdade estamos vivendo um momento delicado não somente na educação do nosso Estado como a educação de todo Brasil; de uma ora pra outra impulsionado principalmente pelos veículos de comunicação de todo país as pessoas começam a ver uma realidade que a décadas se arrasta e é descaso nos quatro cantos no nosso país.
        Infelizmente é difícil acreditar, mas em estados como o Rio Grande do Norte não há se sequer um Plano de Educação que traga metas e objetivos concretos para oferecer um ensino-aprendizagem de qualidade para nossas crianças e adolescentes.
        São esses e muitos outros fatores que somados a desvalorização do professor, culminando com baixos salários, insegurança e pouca vontade dos nossos governantes em ter a educação como prioridade que estamos vendo quase 90% das escolas estaduais paradas. Tenho convicção que esse é momento para se somar forças e buscar soluções efetivas que revertam os baixos índices, revelado pelos mecanismos que avaliam a nossa educação.
        No momento a greve é a única forma que restou aos profissionais da educação, a tentativa de buscar melhores condições de trabalho, visto que foram esgotadas todas as tentativas de dialogo com o governo do estado.

Blog: O Mural de Riacho da Cruz: A câmara tem algum projeto que viabilize melhorias ao plano de carreira dos professores do município?
        Giordano: Caríssimo André tem sim. E não é mais um projeto e sim a Lei 288/2009 que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e remuneração do Magistério Público Municipal, aprovada na Câmara Municipal em Dezembro de 2009 e sancionada pelo prefeito municipal. E lhe afirmo com convicção, que o mesmo contempla benefícios que vão desde assegurar condições dignas de trabalho, como também incentivos financeiros que valorizam o aperfeiçoamento profissional e o trabalho do educador, pois participei diretamente da construção deste plano.
        Durante todo o ano de 2010 foi pleiteado pelos profissionais da educação a implementação da Lei do Piso Salarial Nacional dos Professores, algo impedido por uma ação de inconstitucionalidade impetrada por 5 estados brasileiros no Supremo Tribunal Federal contra a Lei do Piso Nacional.
      Porém em 7 de Abril de 2011 esta ação foi votada e deu ganho de causa aos educadores de todo o país, a partir de então há um levante nacional para que os Planos de Cargos e Carreira do Magistério sejam transformados em salários reais; e em Riacho da Cruz não é diferente dos demais municípios onde os professores questionam e buscam a sua implementação.
        Portanto caros leitores e em especial colegas professores posso-lhes adiantar que em conversa com o Sr. Prefeito municipal no último dia 18 de Abri do corrente ano, o mesmo me assegurou que ainda este mês fará uma reunião com os educadores e levará uma proposta concreta, visando o pagamento do piso nacional dos professores, algo que nos deixa contente e que com certeza trará incentivo e motivação para esses profissionais que considero pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso município.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Quanto foi gasto de dinheiro público na construção da Praça do “Projeto Crescer”? Esse dinheiro foi todo dos cofres da prefeitura ou teve dinheiro do Governo Estadual e ou Federal?
        Giordano: Como acontece na maioria das obras em execução em nosso município que são realizadas em uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal, em que os recursos são liberados em etapas.
        A Praça do Projeto Crescer que contemplou em sua primeira etapa a construção dos canteiros, a iluminação, bancos e arborização e toda pavimentação necessária foi feita através de um contrato de repasse do Ministério do Turismo nº 262338-96, na ordem de R$ 198.682,33, com uma contra partida do Município na ordem de R$ 6.190,72, com prazo previsto para realização de 180 dias. Complementando que ainda serão liberados recursos para uma segunda etapa na qual serão construídos 1 Quiosque, 3 pórticos e uma fonte.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Hoje são muito os postulante a um cargo de vereador, que conselho você daria para esses jovem?
        Giordano: Recebo com satisfação notícias de pessoas de nossa comunidade que pretendem submeter o nome a vontade popular e das urnas nas eleições do próximo ano. Isso é bom para a democracia, pois mostra um interesse maior dos jovens em participar ativamente das decisões que afetam diretamente as nossas vidas.
        Eu diria a esses jovens que se integrem a comunidade, passem a ouvir as inquietações do povo, tracem metas, amadureçam as idéias, e busquem principalmente lutar para que seus direitos e o do próximo sejam respeitados e assegurados.
        Jamais coloquem como obstáculo a sua condição financeira para não se submeterem a um cargo público, pois devemos ter em mente que o dinheiro não compra a consciência das pessoas. Tenham como arma o diálogo e a vontade de contribuir ativamente com suas idéias para o desenvolvimento de nossa comunidade.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Da para comparar administração passada de Bernadete Rêgo, com a administração atual?
        Giordano: Não vou aqui fazer comparações entre a administração de Srª. Bernadete Rêgo e a do Sr. Marcos Aurélio, por entender que são administradores com características distintas; porém posso elencar algumas características que acho pertinentes entre os dois. Bernadete em seus 3 mandatos a frente do executivo teve como característica marcante o embelezamento de nossa cidade, aliada a preocupação de conscientizar as pessoas no trato com a limpeza pública. Outro ponto marcante dela foi à preocupação e o interesse em trazer para nossa cidade obras que vieram melhorar a vida de nossos munícipes, com destaque especial para a área da saúde e da assistência social.
        Já na metade de seu segundo mandato o Sr. Marcos Aurélio continuou a linha de trabalho de sua antecessora, porém impondo suas características sendo uma delas, que em um primeiro momento gerou insatisfação, que foi combater o assistencialismo a população. O mesmo tem trazidos obras que marcarão sua passagem à frente do executivo. Se a Srª. Bernadete conseguiu fazer que uma pequena cidade de 3.000 habitantes tivesse visibilidade em nossa região e em nosso Estado, o Sr. Marcos Aurélio seguiu a trajetória de trabalho de sua antecessora e fez com que Riacho da Cruz ganhasse visibilidade nacional através da conquista de prêmios importantes como: Gestor Eficiente da Merenda Escolar, e o Selo Unicef.
        Finalmente considero que ambos têm características similares no tocante a preocupação em zelar a coisa pública, manter os serviços básicos de atendimento a população funcionando, o cumprimento do pagamento do funcionalismo público em dia, dentre outros.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Tenho informação que a cidade de Riacho da Cruz/RN está bem cuidada no que se refere à limpeza urbana você concorda?
        Giordano: Sim e digo por que. Temos diariamente garis que fazem a limpeza de todas as ruas, praças e demais logradouros públicos do município; contamos com um sistema diário de coleta de lixo nas vias públicas realizado por uma empresa terceirizada, como também a disponibilidade de lixeiras nos locais acima citados.
        No entanto sabemos que além da atuação do poder público no tocante a limpeza pública, tornar-se necessário a consciência e a participação da população em coletar e depositar o lixo nos locais indicados. Isso somente acontecerá de forma eficiente se educarmos nossas crianças para tal tarefa, lembrando que limpeza e meio ambiente saudável é responsabilidade de todos nós.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Pergunta enviada por e-leitor. Como é feita distribuição de medicamento em Riacho da Cruz/RN
        Giordano: Caro leitor, a distribuição de medicamentos em nosso município funciona através da Farmácia Básica, localizada na Avenida Camila de Léllis próximo ao Hospital, e é feita de forma totalmente gratuita a partir da apresentação de receita médica.
        Outra forma de distribuição de medicamentos não encontrados na Farmácia Básica é feita através da Secretaria de Saúde e do gabinete do prefeito a partir de autorização feita a Farmácias credenciadas através de licitação pública.

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Alguns políticos da situação da cidade de Riacho da Cruz, dizem que administração do atual prefeito e um exemplo no Alto-Oeste. Você concorda?
        Giordano: Caro André, o que conheço da administração de outros municípios é através dos veículos de comunicação do estado, e em visitas superficiais que realizo a municípios circunvizinhas. Porém minha posição em relação a sua indagação, é que acredito que qualquer administrador que nos dias atuais não freqüenta as manchetes de jornais por escândalos que envolvem o dinheiro público, e consegue fazer com que as instituições públicas funcionem diariamente pode ser considerado como um exemplo de boa administração.  

BLOG: O Mural de Riacho da Cruz: Para encerrar essa entrevista, fica esse espaço para suas considerações finais.
        Giordano: Caro redator do Mural de Riacho da Cruz, caros leitores, foi com muita satisfação que recebi o convite para participar dessa entrevista, e também considero que essa iniciativa é louvável por parte desse veículo, pois assim temos a oportunidade de expor nossas idéias e pensamentos para público das redes sociais, que a cada dia cresce e exige explicações daqueles que foram eleitos para zelar pela coisa pública.
        Reafirmo aqui a minha disponibilidade em prestar esclarecimentos sempre que necessário aos mais diversos meios de comunicação, se assim desejarem.
        Como já proferi em discurso feito na Câmara Municipal o meu mandato continuará lutando pelo um desejo sólido de olharmos para a educação, a saúde e as questões sociais com uma visão que deve ir para além do que os nossos olhos possam ver, e como nos afirma Paulo Freire. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. È por isso que ela é uma das bandeiras que devemos levantar, e cada vez mais buscarmos recursos para que a mesma seja de qualidade.
        Fica aqui o meu agradecimento ao redator desse blog André Alexandre, e parabenizo pela brilhante iniciativa de abrir espaço aos vereadores de nosso município.

10 comentários:

  1. Queria parabenizar ao André Alexandre pela iniciativa de aproximar os gestores á comunidade através dos esclarecimentos prestados nesse importante veículo de comunicação. E, ao mesmo tempo, elogiar o prof°. e vereador Giordano pela visão que o mesmo possui sobre a educação como base fundamental para resolução das mazelas sociais existentes em nosso país. A educação é o caminho!

    ResponderExcluir
  2. Em parte gostei da entrevista do representante do povo no legislativo, porém achei que o mesmo deixou a desejar em algumas perguntas pertinentes ao papel do executivo de Riacho da cruz.

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo tanto ao vereador Giordano, quanto ao jovem jornalista André Alexandre, que aos poucos se revela um ótimo Blogueiro. É muito grande sua contribuição aos filhos de Riacho da cruz que moram em outra cidade, parabéns André

    ResponderExcluir
  4. Que matéria ótima, parabéns André, parabéns Giordano. fiquei sabendo de varias coisas que eu não sabia do meu próprio municipio. Espero que os outros vereadores tragam sua contribuição para com o povo de Riacho da cruz.

    ResponderExcluir
  5. Olá bom dia leitores desse espaço de comunicação tão importante para a aquisição, como também troca de experiências. Parabéns ao redator pela bela iniciativa de ouvir dos representantes do legislativo suas opiniões a respeito da administração do nosso município. Parabéns também ao nobre Vereador Giordano pelas belas explanações que a ele foram perguntadas.
    No verdade gostaria de expressar que o nobre vereador deveria ter aceito o convite para a secretaria de educação, pois acredito que iria desenvolver um bom trabalho a frente da educação.

    ResponderExcluir
  6. Falou muito do executivo, faltou falar sobre o legislativo. O que o legislativo tem feito e o que ele fez, já que a entrevista era sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. ambos estão de parabéns, tanto o Blogueiro, quanto o vereador.

    ResponderExcluir
  8. As respostas do Senhor Vereador Giordano foram politicas, não respondeu o que eu queria ouvir.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito andre,da sua iniciativa mais vejo q em alqumas perguntar o vereador quiz sobre sai em respeito do prefeito.
    mais é isso ai as coisas mundam quem ja debateu com o professor em sala de aula como 'eu' sobre politica de riacho da cruz ver outro Giordano que pena...d-tox

    ResponderExcluir
  10. Como líder do governo municial falou bem!

    ResponderExcluir