Contatos

Contatos

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Momento Saúde com o Enfermeiro willy

Quadro Momento Saúde
DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
O uso de drogas não é um fenômeno recente, é bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade. Já que seu uso adquiriu características anti-sociais, muitas vezes ameaçadoras a saúde coletiva.

O QUE SÃO DROGAS?

 As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica. O uso continuado traz sérias conseqüências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. (overdose).
Existem as chamadas drogas Lícitas e as Ilícitas. Logo abaixo poderemos ver quais as diferenças entre elas.
Lícitas: São aquelas legalmente produzidas e comercializadas (álcool, tabaco, medicamentos, inalantes, solventes), sendo que a comercialização de alguns medicamentos é controlada, pois há risco de causar dependência física e psíquica.
Ilícitas: São aquelas substância cuja comercialização é proibida por provocar altíssimo risco de causar dependência física e ou psíquica (cocaína, maconha, crack, etc.). 
As drogas ainda são classificadas de acordo com a ação que exerce sobre o cérebro do individuo, podendo ser:
Depressoras - Substancias que diminuem a atividade cerebral, como o álcool, os tranqüilizantes, morfina e a heroína.
Estimulantes - Aumentam a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais rápidos. (anfetaminas, a cocaína e o crack)
Perturbadoras - São substâncias que fazem o cérebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeito alucinógeno (alucinações). Causando perturbações na mente do usuário. (maconha, a cola de sapateiro e o LSD).
Drogas com efeito misto - Combinam dois ou mais efeitos. A droga mais conhecida desse grupo é o ecstasy, que produz uma sensação ao mesmo tempo estimulante e de alucinações.

DROGAS E DOENÇAS INFECCIOSAS

O uso comum de seringas para a injeção de drogas, ou seja, o compartilhamento de seringas e agulhas entre usuários de drogas torna o indivíduo bastante vulnerável para adquirir doenças infecciosas como o HIV e as hepatites B e C. É nos primeiros anos de consumo que as pessoas mais se infectam isso acontece devido à falta de informação onde o indivíduo acaba por experimentar a dose de uma pessoa já infectada ou injeta a droga por uma seringa usada por esta, e assim acabam também por ficar infectadas

DROGAS X ADOLESCENTES

 A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. A curiosidade, meio de manifestar sua independência também tem levado alguns adolescentes a entrar em contato com as drogas. Ao entrar em contato com drogas nesse período, que segundo especialistas é o de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e difícil de ser abordada devida sua complexidade.

SITUAÇÕES DE RISCO

Todos os adolescentes estão em situação de risco. Apesar das inúmeras informações disponíveis em grandes meios de comunicações a respeito do perigo das drogas, nenhum adolescente fica imune a influencia social e ao fácil acesso as drogas.
 Pai ou parente próximo com abuso de substâncias ou dependência química
Fracasso ou dificuldades escolares
Baixo nível de auto-estima
Personalidade agressiva ou impulsiva
Instabilidade familiar, falta de supervisão
Miséria
História de abuso físico e sexual
Distúrbios psiquiátricos, especialmente depressão, bulimia, ansiedade.
A influência do grupo de iguais (amigos). Este tem se mostrado um dos mais poderosos fatores predisponentes ao uso dessas substâncias. Um adolescente cujos melhores amigos usam drogas este será mais facilmente levado a experimentar, diferentemente de um adolescente que possua amigos que evitam o contato com essas substancias e discordam sobre seu uso.
Alguns sinais podem ser observados para identificação do usuário, levantando assim possibilidades para o consumo abusivo de drogas. Vejamos algumas abaixo:
Modificações de interesses nas atividades de rotina - na escola, no lazer, em casa.
Mudanças no comportamento, nos hábitos de comer e dormir.
Alterações na personalidade- isso pode se manifestar na mudança do humor- por exemplo: brigas freqüentes com amigos e familiares.
Sinais e sintomas de depressão
Conflito com a lei
Desaparecimento de objetos de valor na residência.

TRATAMENTO

A identificação do adolescente de risco em função do uso de drogas e a definição do melhor tratamento ainda são assuntos bastante complexos e alvo de muitas discussões. Diversos modelos de abordagem do problema vêm sendo discutidos:
Manutenção de uma situação de abstinência
Substituição de uma dependência ilícita por outra similar, porém sob controle do médico.
Controle medicamentoso dos sintomas associada às dependências (modelo psiquiátrico tradicional)
Adequação de indivíduos que apresentam desvios de comportamentos (modelos comportamentais)
 Reestruturação de uma personalidade que apresenta distúrbios no seu desenvolvimento (modelos psicoterápicos).

PREVENÇÃO

Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas.
A participação dos pais e a união da família são os maiores fatores de combate ao tóxico. A educação, bem planejada e assumida pela família e pelos órgãos competentes, é a melhor forma de combater o tóxico. Isto porque a pessoa bem educada se sente bem, em harmonia com seu próprio corpo, mente e espírito e assim passando a viver bem com outras pessoas e com mundo em geral.
A relação família-escola-comunidade , utilizando-se de meios educativos tem se mostrado bastante eficaz no combate as drogas
Vejamos algumas medidas que podem ser instituídas para prevenir o uso de drogas:
Desenvolver ações com vistas à prevenção do uso de drogas seja elas lícitas ou ilícitas e a Repressão ao trafico por parte do governo.
Diminuir as situações e os comportamentos de risco (violência, desequilíbrio emocional, delinqüência etc.).
Diminuir a oferta do produto.
Diminuir a demanda por parte do usuário.
Atuar sobre as circunstâncias que favorecem a oferta e a procura.

ATENÇÃO! Prevenir o uso indevido de drogas não é tarefa única das
autoridades médicas, policiais ou judiciárias. São necessários o apoio e a participação da comunidade na elaboração e execução de programas preventivos.
Se você comprovar que seu filho usa drogas tente agir da seguinte maneira:
Enfrentar o problema e não o negar.
Controlar sua raiva e ressentimentos.
Não agredir seu filho nem por palavras (maconheiro, vagabundo, marginal, inútil) nem por ações (violência física)
Dialogar com ele abertamente sobre como chegou a isso.
Demonstrar claramente seu desejo de ajudá-lo a sair do problema e que o problema é dos dois, mantendo um clima de afeto e compreensão, mas sem concordar com as drogas.
Procurar orientação e ajuda especializada em tratamento de drogas.

“Se você tratar um indivíduo como ele é, ele permanecerá assim, mas se você tratá-lo como se ele fosse o que deveria e poderia ser ele se tornará o que deveria e poderia ser” (Johann Wolfgang Von Goethe)

WILLY RÊGO: ENFERMEIRO

Um comentário:

  1. Mais uma vez o Willy acertou em cheio ao abordar esse tema tão polêmico e ao mesmo tempo, tão com na realidade dos nossos jovens. E essa frase no final foi pra fechar com chave de ouro. Parabéns, grande Willy.

    ResponderExcluir