No segundo dia de provas do Enem 2011 as questões de Liguagens e Códigos trouxeram, além, da tirinha dos Malvados, de André Dahmer, uma tirinha do Garfield e a As cobras, de Luis Fernando Veríssimo. Também foram incluídos canções de Bob Marley, duas de Noel Rosa e Geraldo Vandré, um poema de João Cabral de Melo Neto.
Outras questões foram baseadas em trechos de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, em um texto sobre a amizade nas redes sociais e em outro sobre dietas e exercícios físicos. Uma das questões teve como tema o Twitter e duas a variação linguística. A obra Guernica, de Pablo Picasso, e as colunas do Palácio da Alvorada, projetadas por Oscar Niemeyer, ilustraram outras duas questões.
Na parte de matemática, as questões envolviam o crescente consumo do café no Brasil; a porcentagem da participação de estudantes brasileiros por região na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep); a velocidade da conexão de internet nos domicílios brasileiros; a campanha de vacinação contra a gripe suína no País; e a última questão era sobre a participação percentual do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Estadão.
O enem tava muito dificil!
ResponderExcluirO ENEM é um massacre cada questão que parece uma tese de mestrado.
ResponderExcluir