Contatos

Contatos

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tocar Bateria exige um talento inato ou adquirido?

A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percurtidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

O conjunto de instrumentos é geralmente usado nos estilos musicais jazz, hip-hop, rock, forró e pop entre outros, tendo sido componente essencial da música contemporânea desde os década de 20 até ao surgimento da percussão eletrônica, quando se deu o aparecimento das primeiras baterias eletrônicas.

No começo dos anos 1900, bandas e orquestras tinham de dois a três percussionistas cada. Um tocava o bumbo, outro tocava a caixa e o outro tocava os blocos de madeira e fazia os efeitos sonoros. O desenvolvimento do pedal possibilitou que uma mesma pessoa executasse todas estas funções.

Mas, tocar bateria exige um talento inato ou adquirido?

Ao assistirmos o Jovem riachocruzense, Rodrigo Rochedo (nome artístico) tocando sua bateria, não tem como não questionar sobre talento, vocação ou habilidade. Como pode um menino que nunca teve aulas de musicas ser tão experiência e ter tanta habilidade em tocar bateria? Seria talento inato ou adquirido?

Ser talentoso é possuir aptidões específicas melhores do que a média para um determinado domínio, porém, ainda não totalmente desenvolvidas.

Segundo especialistas, além do talento ou vocação, existem vários outros fatores influenciadores que irão interferir no grau de habilidade, que poderá ao longo dos anos ser desenvolvida ou estagnada em uma jovem promessa.

O fato é que Rodrigo sempre mostrou habilidades com as baquetas, e estar em busca de uma oportunidade no mundo da musica, esperando sua hora chegar para brilhar nos palcos da vida. Se você é empresário do ramos da musica e estiver à procura de um baterista, entre em contato com nossa reportagem: alexandre_geografouern@hotmail.com der uma oportunidade a quem merece.

2 comentários: