Contatos

Contatos

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tabuleiro Grande, um ponto Luminoso em meio ao sertão Nordestino

Foi na região onde hoje está localizado o município de Taboleiro Grande, na chamada ribeira do Apodi, que teve início uma povoação, na metade do século XVIII. Era uma época em que se vivia com a presença indígena e a implantação de fazendas para criação de gado.

O povoado teve crescimento lento e sua atuação econômica se limitava a presença de fazendas de criação de gado. O povoado demorou muito a conquistar sua emancipação política e foi no dia 26 de dezembro de 1963, através da Lei nº 3.020 que Taboleiro Grande desmembrou-se de Rodolfo Fernandes e tornou-se um município Potiguar.

Conhecido pelo seu Tradicional Carnaval molhado, o município dá hoje os primeiros passos rumo ao desenvolvimento economico, impulsionado pela instalação de algumas Fabrica de Moda Íntima em seu território.

Tabuleiro Grande, como muitas cidades do interior Nordestino, possui uma dinâmica social simples, mas, o quanto desenvolvido em relação às cidades circunvizinhas.

É notório o grande número de pessoas que trabalham nessas fabricas de moda íntima na cidade de Taboleiro Grande, são cerca de 120 empregos formais só nas fabricas do setor Têxtil.

Além do setor Têxtil é visível um grande número de pessoas trabalhando nas padarias da cidade, em média 40 empregos neste outro setor.

NOTA DO BLOG: Ao levarmos em consideração todo o processo de desenvolvimento ocorrido em Taboleiro Grande, nos deparamos com uma vasta listagem de serviços oferecidos na cidade, tais como: Mecânico, oferta de utensílios domésticos, supermercados estruturados de peso comercial, dentre outros... Isso tudo proporciona para a cidade grande desenvolvimento econômico e cultural para a população local, tornando a cidade atraente para novos investidores, oferecendo, assim, melhores condições de vida para seus habitantes.

 Infelizmente a minha pacata cidade de Riacho da Cruz não goza dos privilégios que sua vizinha tabuleiro Grande, como já foi mencionado neste blog, os jovens Riachocruzense não encontram em sua cidade oportunidade de emprego.  

9 comentários:

  1. O QUE É O DESENVOLVIMENTE ECONOMICO: Em suma, o desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. A renda nacional real refere-se ao produto total do país de bens e serviços finais, expresso não em termos monetários, mas sim em termos reais: a expressão monetária da renda nacional deve ser corrigida por um índice apropriado de preço de bens e consumo e bens de capital. E, se o ritmo de desenvolvimento é superior ao da população, então a renda real per capita aumentará. O processo implica na atuação de certas forças, que operam durante um longo período de tempo e representam modificações em determinadas variáveis. Os detalhes do processo variam sob condições diversas no espaço e no tempo, mas, não obstante, há algumas características comuns básicas, e o resultado geral do processo é o crescimento do produto nacional de uma economia que, em si própria, é uma variação particular a longo prazo.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de Riacho da Cruz apresentar um certo desenvolvimento em relaçao a sua estrutura fisica, ao se comparar com as cidades circuvizinhas. Isso nao significa oportunidade de emprego para os jovens dessa querida cidade. infelizmente os sonhos dos nossos jovens nao habitam mas aqui em Riacho, sao poucos aqueles que tem esperança em mudar de vida aqui. E existem aqueles que ja desistiram e vivem das "oportunidades" oferecida pelo o poder publico ou das pensões pagas pelo Instituto Nacional de Seguridade Social(INSS). Ate quando vamos viver com essas "oportunidade" que nao chegam a todos?

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo as aparências enganam, as fábricas oferecem sim empregos, mas no estilo de escravidão, para se ter uma idéia uma pessoa para ganhar 100 reais tem que cortar cerca de 10 mil peças, para se conseguir isso muitos levam um mês inteirinho.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Andre, o número de empregados nas fabricas são maiores do q esse q vc mensionor, isso pq são 3 fabricas de roupas intimas, duas terceirizadas e sem contar com o pessoal q trabalha em casa para as fabricas, acho q o número chegar perto de 200, olhe se não passar, a cidade ainda conta com duas padarias, 3 supermercado com uma boa estrutura, inclusive um com venda de material de construção, duas lojas de material de construção, sem falar em comercio de pequeno porte se comparado com os tres q falei, e outras fontes de emprego q a cidade oferece.

    ResponderExcluir
  5. É. Mais os administradores e seu rebanho de babões insistem em falar que riacho da cruz é a melhor cidade de se morar do RN. Isso porque a mesma é muito bonita, sem duvida nenhuma, andando pelo estado dificilmente se ver uma cidade tão bem maquiada e linda como riacho da cruz, porem essa virtude deixa muitas pessoas encantadas. Principalmente as pessoas de outras cidades, que alias so param na nossa cidade para tirar fotos das lindas praças que aqui existem. Por outro lado o povo sofrendo calado em busca de emprego e meios de sustentabilidade,negocio esse que aqui não existe. A cidade tem uma bela maquiagem para os olhos de quem passa por ela, e um péssimo desenvolvimento sócio-cultural e econômico para quem vive nela. Para alguns dementes desta cidade saibam que o mais importante é as ultimas características citadas acima, e não a estrutura física. Reflitam aonde podemos chegar com essa situação só de maquiagem?

    ResponderExcluir
  6. Tem gente pensando que estrutura física é emprego,
    demência, o que queremos para nossos jovens são opotunidades de empregos e proporcionar aos mesmos boas condições socio-economicas para que possam ter um futuro descente.

    Pense nisso... E volto a afirmar a cada dia que passa a população de nossa cidade clama por MUDANÇAS. MUDANÇAS essas que estão bem perto.

    ResponderExcluir
  7. É mesmo, uma falta de vergonha isso, onde estão as cabeleireiras, manicures e depiladoras que fizeram os cursos naquele caminhão do SENAC que a prefeitura trouxe? Falta saber também onde estão os eletricistas que fizeram os cursos no CRAS. E por falar em CRAS, que vergonha! Quase todo mês traz cursos, anuncia, mas quem vai não leva adiante, o pessoal que fez agora um tal cursos de DECOPAGEM, CRAQUELE, e SANDALIAS ORNAMENTADAS, sei nem pra q serve isso, mas que eu vi um pessoal lá eu vi. Como eu também sempre vejo um monte de mulher "BUCHUDA" fazendo cursos pra aprender a fazer as lembranças dos bebes, e ainda por cima ganham os kits. Quero só ver quando os +d 30 Pedagogos estiverem formados com essa bolsa, tanto aqueles que só ganham 50% como aqueles que trabalham no "Casulo" e na "Escola de Dona Fátima" ganhando 100% da Bolsa da Faculdade em Licenciatura Plena em Pedagogia. Vamos procurar empregos fora, fazer igual a uma parte dos 25 bolsistas que a prefeitura ajuda ou ajudava com um cheque de R$100, inclusive um dos blogueiros ficou anos e anos as custas dessa prefeitura que não ajuda a juventude, talvez essa reviravolta toda porque perdeu a bolsa.
    Pois é FORÇA da JUVENTUDE, AVANTE COM AS MUDANÇAS.

    ”Melhor mudar pro duvidoso do que continuar com o certo!”

    ResponderExcluir
  8. Caro carlito, vc esta coberto de razão quando menciona as várias oportunidades que o poder público oferece mas que infelizmente as pessoas nunca estão disposta a continuarem com os trabalhos.Como Denis cita a cima o desenvolvimento de taboleiro Grande, vários comercios, fabricas etc... porque será???? se você não sabe vou lhe dizer. Chama-se PREGUIÇA!!!!!,as pessoas preferem viverem em situação precaria para não perderem bolsa família e os auxilios do INSS acomodam-se,contentam-se com quase nada. Dessa forma não há poder público que resolva a questão de desenvolvimento neste município. Mas tenho esperança em jovens que estão sainda para estudarem fora, com certeza conhecendo o mundo terão condições de chegarem com uma mente aberta para coisa novas.É um horizonte que se abre e um no futuro a espera aos nossos municípes.

    ResponderExcluir
  9. carlitos teves voçe parece ser um belo crque quando se trata de jogar sujo tambem.kkk
    o cara teve o cheque cancelado todos sabem que não foi por vontade espontanea do prefeito, mais sim pelo fato do mesmo ter feito o blog dele e mostrar a realidade da cidade. ou seja, uma tremenda represalia ou jovem..não se faça de doidinho não ta carlitos.. ninguem aqui é mais bobo nesta cidade como voçe finge que é não. bjinhos..

    ResponderExcluir