Contatos

Contatos

domingo, 20 de março de 2011

POLÍTICO TEM PRAZO DE VALIDADE

Riacho da Cruz- Lendo uma matéria na internet que versava sobre a política partidária, fazendo uma análise da conjuntura atual de políticos de nossa região que lutam incansavelmente para se prenderem sempre no Poder, mamando à exaustão das grossas e fartas tetas das Vacas Leiteiras de suas vidas, pude observar que mesmo, esses políticos se arvorando em mimar o povo com presentes caros bancados pelos cofres públicos  um dia o povo se cansa, de “tanta  generosidade” da presença constante de “seu ídolo político”  dando cartas a esmo e principalmente para seus “pitiús”. Um dia o povo se cansa de tanta “generosidade”, se cansa em ver o “coração bondoso” e sempre aberto de seu líder político agir sem maiores novidades, já que depois da bondade exagerada nada mais é novidade.

A própria permanência no poder dá origem a um profundo desejo de mudança pelo eleitorado. O povo grato ao seu governante não quer magoá-lo, mas também não quer mais mantê-lo no cargo.

O povo cansado de guerras e em meio dessas batalhas a trégua trazida por seu político já não alimenta mais simpatias. A oratória até em pouco tempo um ardil para a captação de capital político não faz mais efeito. O interesse regional em primeiro lugar que sempre foi alardeado não satisfaz mais. Os interesses e direitos do cidadão          que sempre defendia, vai ficando pra trás. Agora o povo pensa em novos tempos e exige outros lideres, querem lideres identificados  com os novos tempos, identificados com outras prioridades e outras políticas.

A incapacidade de ler o pensamento do cidadão, quando o político goza de enorme popularidade, a quase unanimidade, como é o caso de tantos políticos que fracassaram,  é muito comum na política, e costuma produzir desfechos inesperados (para o governante popular). Os políticos vitoriosos têm dificuldade de entender uma sutil mudança que ocorre nos sentimentos dos eleitores. Tendem a confundir a enorme popularidade que gozam com igual disposição para mantê-los no poder.

8 comentários:

  1. A muito tempo venho comentando nesse blog. NOS juventude e adultos riachocruzenses queremos mudanças, chega dessa politica mesquinha que não leva a nossa cidade a lugar nenhum....
    A cada dia que passa aumenta o desejo da juventude de nossa cidade em querer mudanças e essas mudanças ja começaram...
    Agora cabe o entendimento da população de nossa cidade, chega de monopolio... queremos mudanças na politica de Riacho da Cruz e um futuro mais próspero para os nossos filhos.

    MUDANÇAS JÁ...MUDANÇAS JÁ....MUDANÇAS JÁ...
    CHEGA ESTA NA HORA DA POPULAÇÃO RIACHOCRUZENSE DÁ UM BASTA NESSE MONOPOLIO.

    ResponderExcluir
  2. Que tal criar uma enquete sobre qual foi a melhor administração a do atual prefeito ou o da antiga prefeita ou então uma sobre qual o Vereador mais atuante?? ou então, já que Rillen tem uma sobre o vice de Bernadete pode também criar uma sobre o vice da chapa oposicionista liderada por Marcondes. (Afinal seria até interessante uma postagem sobre isso, muito se especula sobre a chapa de Bernadete e a de Marcondes como vai ficar??)
    Fica a dica!!1

    ResponderExcluir
  3. O CONCURSO PÚBLICO MAIS IMPORTANTE ESTÁ PARA ACONTECER.

    Atenção população de Riacho, no próximo ano (2012), inscrições abertas vagas:
    Prefeito;
    Vereadores.

    Saibam escolher, se não ficaram mais quatro anos na mesma.


    AVANTE JUVENTUDE.

    ResponderExcluir
  4. Na primeira eleição às vésperas do fim da Segunda Guerra Mundial, os eleitores ingleses surpreenderam o mundo ao darem maioria no Parlamento ao Partido Trabalhista, mandando Churchill para casa e fazendo de Clement Attlee o novo primeiro ministro do governo.

    O fato é que todo o político, por maior que tenha sido o sucesso que alcançou no seu período de governo tem um “prazo de validade para o cargo que ocupa”.Este prazo está escrito na cabeça do eleitor

    Nixon chegou a desistir da política em 1962, para retornar triunfante e se tornar presidente dos EUA.Sua insistência em continuar constrange o eleitor. Mas ao fim e ao cabo prevalece o fato de que a própria permanência no poder dá origem a um profundo desejo de mudança!

    ResponderExcluir
  5. Eu, particularmente, acho que seria uma boa prática, embora o próprio povo trate de dar prazo de validade aos políticos, naturalmente, sem necessitar de norma legal para isso. Nem sempre o fim da validade ocorre porque os eleitores os considerem maus políticos, mas porque gostam de renovação
    (é disso que o povo de Riacho da Cruz tem que aprender a gostar, de renovação), como aconteceu com Winston Churchil após a Segunda Guerra. O líder continuou sendo amado e respeitado pelos ingleses. Mas o povo queria novos nomes.

    ResponderExcluir
  6. AGORA NÃO TEM MAIS VOLTA JUVENTUDE DE RIACHO DA CRUZ, COMO DERIA AS GIRIAS DESTE MUNDO MODERNO: O BIXO VAI PEGAR.

    É perceptível a todo e qualquer jovem a precarização das condições materiais de produção e reprodução da vida, em comparação à geração anterior. Se esta (a geração anterior) viveu anos em que o capital amortizava seus conflitos com o trabalho através de políticas de bem estar social (welfare state), as gerações de jovens surgidas principalmente a partir dos anos 90, se depararam com uma fase do capital muito mais violenta e perversa: o Neoliberalismo.

    ResponderExcluir
  7. Sem duvida nenhuma a ex-prefeita Bernadete Rêgo realizou uma administração mais completa quando comparado a Marcos Aurélio. Pois tudo que Marco fez Bernadete também já tinha feito, porem ela é seguramente mais popular, tem mais carisma com o povo, o acesso ao povo é bem mais simples e isso facilita a comunicação interpessoal, assim ela pode escutar, e ver com mais clareza as dificuldades do povo de riacho da cruz, mesmo que ela não faça nada, mas pelo menos toma conhecimento da situação da cidade pela voz do povo. Já o atual não tem nenhuma forma de popularidade, nem acesso ao povo. O mesmo anda sumido demais viajando muito, ate entendo os motivos, mas deveria tirar um tempinho para escutar a voz do povo e não a voz de babões que nunca levam uma critica construtiva e sim criticas totalmente distorcida, alterada por eles mesmo com intuito de fazer o mal as pessoas e tirar vantagens disso. Na política do prefeito atual quem traz informações de quem esta criticando sua administração, seja ela de forma construtiva ou não, é muito valorizada internamente pela cúpula política e com isso mais chances de conseguir algo atípico. O atual prefeito parece que esta administrando uma metrópole, dificilmente as pessoas vêem o prefeito de uma metrópole, é o caso de marcos Aurélio. Então o povo riachocruzense clama pela volta de Bernadete rego ou outro político mais popular que o atual. Mas falta pouco tempo, menos de 2 anos para marcos ficar tranqüilo sem ninguém pra te pedir um aperto de mão e uma visita a uma rua da cidade para ver algum problema.

    ResponderExcluir
  8. Os políticos se beneficiam da existência dos favores aos seus eleitores, que hoje foram convertidas em currais eleitorais. A invasão eleitoreira se dá por meio de instituições batizadas de votos comprados, mantidos por deputados e vereadores. Em troca de votos, esses politicos fornecem serviços que deveriam ser disponibilizados pelo poder público sem distinção de preferência do eleitor por quem quer que seja o seu voto, de creches a tratamento dentário. Transformar pobreza em mercado de votos mostrou-se negócio lucrativo. Mais da metade dos deputados estaduais e quase todos os vereadores de Riacho da Cruz mantêm essa prática nefasta.

    Diga não ao estímulo populista.

    ResponderExcluir