Contatos

Contatos

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

RN começará a utilizar a placa padrão do Mercosul até o final de dezembro!

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a adotar o novo modelo de placa
A placa padrão do Mercosul para veículos automotivos começará a ser implantada no Rio Grande do Norte até o final de dezembro. A informação foi repassada na manhã desta quarta-feira, 12, pela assessoria de comunicação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

De acordo com o órgão, estão sendo realizados alguns procedimentos para que a medida entre em vigor no estado. Inicialmente, os carros zero quilômetro serão os primeiros a adotarem o novo modelo de placa. Posteriormente, os proprietários dos veículos usados deverão realizar a troca. O órgão esclarece que a população corra para fazer a troca imediatamente.

O motorista que quiser trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolverem novas placas já receberá o modelo do bloco. Sem tabelamento, é o próprio mercado que regula os valores da instalação por meio da livre concorrência.

Na última terça-feira, 11, o Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a adotar o modelo. A placa já é utilizada na Argentina e no Uruguai.

De acordo com o Ministério das Cidades, a nova tecnologia pode acabar com casos de fraudes e clonagens de veículos, com meios mais eficientes para o rastreamento policial. Todas as placas terão QRCode, um código de barras para ser escaneado, um chip e a marca d´água com o nome do país e do Mercosul.

DE FATO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário