Contatos

Contatos

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Jogos da Copa em Natal terão 2.200 policiais militares, diz comandante!

Policiais de folga, da área administrativa e cedidos serão remanejados. PMs atuarão dentro e fora da Arena das Dunas nos dias de jogos.
Os jogos da Copa do Mundo em Natal receberão a segurança de 2.200 policiais militares. O comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo Silva, explica que o efetivo extra se concentrará na Arena das Dunas e na Praia do Forte, onde acontecerá a Fan Fest. Para garantir o policiamento serão remanejados PMs de folga, lotados no setor administrativo da corporação e cedidos a outros órgãos.

Na Arena das Dunas, 2 mil policiais militares estarão dentro e fora do estádio. Na parte interna do palco dos jogos contará com a equipe do Esquadrão Anti-Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o efetivo do Batalhão de Choque da PM (BPChoque), que vai compor uma divisão chamada Controle de Distúrbios Civis (CBC) junto com seguranças internos da Fifa.

Na parte externa a segurança contará com policiamento motorizado, cavalaria, equipes da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e policiais a pé. Também fora do estádio funcionarão os pontos de verificação de veículos, os chamados PPVs, que terão agentes do COL/Fifa, fiscais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e PMs. "Os PPVs cuidarão do perímetro onde não passarão veículos. Só serão permitidos veículos credenciados e autorizados", ressalta.

O comandante da PM reforça que equipes do BPChoque também estarão de prontidão para atuar do lado de fora do estádio. Os policiais terão reforço da força de contigência da Força Nacional para agir. A Polícia Militar também integrará a Central de Escolta e Batedores, formada ainda por militares das Forças Armadas e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A central será gerenciada pelo Ministério da Defesa.

De acordo com o coronel Araújo, três centros de comando vão monitorar os jogos. Um deles móvel, que circulará do lado de fora do estádio. Outro dentro da Arena das Dunas. E o terceiro na Escola do Governo, onde estarão reunidos os gestores da segurança pública. "O centro de comando móvel terá oficiais do Corpo de Bombeiros, PM, um representate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um delegado", detalha.

Já a Fan Fest receberá a segurança de 200 PMs dentro e fora do evento. O coronel Araújo acrescenta que policiais também se concentrarão na Via Costeira, onde estarão hospedadas as delegações e nos dois aeroportos, tanto o Augusto Severo, em Parnamirim, quanto o Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O policiamento da Grande Natal será mantido com 800 PMs como acontece normalmente, segundo o comandante da PM.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário