Contatos

Contatos

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Neto:“A nossa administração se desenvolverá firme no propósito de trabalhar em benefício de Portalegre”

Em seu discurso de posse o prefeito de Portalegre Neto da Emater, fala da confiança e responsabilidade conferidas   por quase 3.000 votos dos portalegrenses, o prefeito fala ainda na sua disposição para trabalhar, no seu bem querer a Portalegre e pede compreensão e apoio ao povo portalegrense. Neto acredita que as  limitações impostas pela realidade econômica e social, pela seca, pelas fragilidades em arrecadar impostos e gerenciar os limitados recursos das transferências constitucionais,  possa gerar insatisfação popular. Veja o  discurso do novo prefeito, na íntegra. 

Assumimos  hoje mais um mandato para gerenciar os destinos dessa querida terra,  pelos próximos quatro anos. Revivemos agora o que vivemos há 12 anos, quando tomamos posse, pela primeira vez, como prefeito de Portalegre.

E o que existe de comum nesse ato com relação a 2000, depois de  12 anos ?

Exatamente  a    mesma  confiança e responsabilidade conferidas   por quase 3.000 votos dos portalegrenses. O que nos imprime  o sentimento da gratidão e da retribuição, coma realização do trabalho que nos propusemos  durante a campanha.

Sabemos que o momento é bem outro, bem diferente de 2000,  teremos pela frente  uma administração que exigirá  de nós,  enquanto gestor, uma série de medidas que  gostaríamos de  não ter que adotar, mas que seremos obrigados pelas limitações que nos são impostas pela  realidade atual.

As  limitações impostas pela realidade econômica e social, pela seca, pelas fragilidades em arrecadar impostos e gerenciar os limitados recursos das transferências constitucionais,  as quais  estão sujeitas todas  as administrações públicas, exigem  o seu  cumprimento e nos impõe a condição de   pedir a população muita compreensão e apoio,  especialmente,  nesse primeiro momento, pois o quadro atual requer uma proposta de choque de gestão para que possamos fazer os ajustes necessários.

No entanto, posso assegurar que mesmo com todos os limites e dificuldades, teremos  a  mesma  disposição   para fazer o nosso município crescer ainda mais. E  será com essa disposição que vamos encontrar e seguir o caminho do desenvolvimento;  vencendo as dificuldades, ultrapassando as barreiras  e fazendo  tudo dentro do princípio da legalidade.

A nossa administração se desenvolverá firme no propósito  de   trabalhar em benefício de Portalegre  e do nosso povo, porque foi com essa proposta que  buscamos e conquistamos o voto daqueles  que nos conduziram até aqui.
Repito; Sei que  encontraremos  muitos  obstáculos  pela frente, mas com fé em Deus, com a confiança, com a paciência, o apoio e a colaboração dos portalegrenses  haveremos de superar cada um deles.

Não hesitaremos  em   encontrar alternativas, apresentar bons projetos e  buscar, junto a outras esferas do poder, como  o governo federal e estadual, a fatia  de recursos adicionais que Portalegre tem direito e merece receber para sua melhoria e pelo seu crescimento. E é  em função da nossa  disposição que posso dizer, nesse momento, que já  conseguimos recursos para a construção do nosso matadouro.

Buscaremos também estabelecer parcerias com instituições como a Universidade Federal  do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural  do Semiárido (a antiga ESAM onde me graduei),Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o Instituto Federal de Educação, a Universidade Potiguar, dentre outras  que possam nos apoiar na construção de projetos e capacitação de nossos servidores.

Saibam que é difícil, para um administrador,  viver o dilema de ter que reduzir gastos quando, ao mesmo tempo,  precisamos de  um quadro técnico capacitado para  fazermos uma gestão profissional, nos moldes que  atendam as exigências legais, as exigências  dos órgãos de controle externo como os Tribunais de Contas do Estado e da União,  os Ministérios Públicos federal estadual e a controladoria Geral da União. Todavia, entendemos que é preciso investir em  pessoas capacitadas, pois só se  ergue uma construção de qualidade, com profissionais capacitados  e competentes.

Sabemos ainda que só se constrói com recursos, e o município vai precisar, também, arrecadar  para construir. Arrecadar impostos é uma obrigatoriedade de todos os municípios brasileiros,  isso está determinado por lei. E lei se cumpre. 
Conterrâneos e conterrâneas,toda administração deve ter como base a honestidade, a aplicação correta dos recursos públicos, também  tem que contar com um Prefeito preocupado com o desenvolvimento que gere a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Na nossa primeira administração sempre trabalhamos pautados nesses princípios, e é esse requisito  que nos  fortalece  e nos dar credibilidade  para  buscarmos parcerias  para melhorarmos o que temos, e  edificarmos o que ainda não pôde ser feito. 

Para tentarmos conseguir dinheiro lá fora,temos que  estruturar uma arrecadação própria, pois  só assim   garantiremos a   nossa contra partida  na execução de obras e na realização de ações.

E é por razões como essas, que os  próximos quatro anos,ressaltamos, serão de muita luta e  que vamos precisar, volto a repetir e pedir, da compreensão do nosso povo, de todos e todas e,  especialmente daqueles que votaram em nós, para podermos  atravessar esse primeiro  momento de dificuldades e, lá na frente, vermos que valeu a pena.

Precisamos de tempo para fazer  os ajustes necessários e tenho certeza que, a partir do segundo ano de governo, estaremos colhendo os  frutos  gerados do sacrifício que TEREMOS que fazer  nesse primeiro momento.

O nosso desejo é de que   estejamos inseridos   dentre os municípios do Rio Grande do Norte  que mais crescem, e estaremos, porque a  nossa disposição e união nos fortalecerá  nessa conquista.

 Administraremos com transparência e participação da população,  ouvindo a coletividade, as associações, os sindicatos, os conselhos  acerca de suas necessidades mais  urgentes, buscando atendê-las   com a atenção e a prioridade que  essas exijam.

E  posso dizer que administrar com o povo, não é uma proposta nova, não é desse mandato, nem desse momento,  porque   já fizemos isso na nossa  primeira gestão,  e a  construção da praça do Caju, na Rua Nova, marca essa história, a história de arrecadação de IPTU e  investimento desses recursos, a partir da decisão popular.

Durante a campanha apresentamos um leque de   prioridades, elencadas em um programa de governo, devidamente registrado por nossa candidatura,  junto à justiça eleitoral, um documento que retrata  parte das nossas necessidades  coletivas e da nossa visão de  desenvolvimento, em todas as áreas,  um programa de governo que pretendemos honrar, com  a concretização dessas propostas.  

E é em nome desse programa que  pedimos, repetidamente,  aos nossos correligionários,  paciência, compreensão e apoio,  e que   não se deixem levar pelas críticas e comentários maldosos, que por ventura surjam, por parte  de alguns  adversários,  porque essa parcela, nós sabemos, só querem e esperam  que as coisas não deem certo. Mas, darão.

E sabe por que tudo dará certo, mesmo que no primeiro momento pareça difícil ? porque  há entre   nós e todos os portalegrenses que votaram conosco, um elo chamado PARCERIA CONFIÁVEL.

 E será como parceiros  de confiança que vamos mostrar que o slogan, “Portalegre cada vez melhor”, não era apenas uma frase de campanha, mas um objetivo a ser perseguido, uma proposta a ser construída.

 O Nosso governo tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento de Portalegre nos diferentes aspectos; social, humano, econômico, ambiental, institucional, com especial atenção à  saúde,  além da educação, agricultura, desporto e turismo.

Todavia,  dentre esses aspectos que definimos, há uma ação  que consideramos prioridade:a geração de emprego e renda, porque compreendemos que o trabalho dignifica homens e mulheres.

Consideramos que a  cajucultura  é a nossa maior  base econômica, mas o turismo  é a indústria que se instalou em Portalegre, modéstia à parte, a partir da nossa  iniciativa, e será no turismo que vamos empreender esforços para a garantia de  novas  oportunidades  de trabalho e renda,  principalmente para a nossa juventude.

 A história, a cultura, as  festas populares,  o clima, as nossas belezas naturais são atrativos que agradam a todos que nos visitam,  mas a nossa hospitalidade e simpatia, também é um  dos nossos melhores atrativos.

 Portanto, cabe a  nós nos prepararmos, tanto em infra estrutura como em  qualificação de pessoal,   para  recebermos bem  àqueles que aqui virão  gerar dividendos  para o município. O clima frio da nossa Serra e o calor humano da nossa gente  serão  o nosso melhor cartão de visitas.

E para que possamos transformar planos em  ações concretas, vamos começar a nossa gestão  fazendo exatamente o que precisa ser feito; uma reforma administrativa, para empreendermos uma  gestão com  transparência e sermos   eficientes na captação de recursos e parcerias  com a União, o Estado, e a iniciativa privada.

Cada secretário, cada auxiliar  direto, terá que  ter a capacidade técnica e o compromisso   de  buscar  projetos relacionados  às suas  respectivas pastas,  aonde eles estejam disponíveis, e a partir daí, tentar  a conquista dos recursos e a garantia da efetivação das ações e obras que  esses projetos preconizem.

Administração se faz com capacidade,planejamento, parceria e ações diretas e correlatas,  portanto para fazermos  saúde, por exemplo,   é preciso  pensarmos  em saneamento básico, a onde se insere oesgotamento sanitário, coleta e destinação final de resíduos, educação ambiental, construção de  privadas domiciliares na zona rural,  porque a partir de ações como essas, certamente contribuiremos com a diminuição da necessidade da saúde curativa,  visto o trabalho  na prevenção das doenças.  

 Mas o nosso pensamento, enquanto Prefeito, também está voltado para  unidades hospitalares, sobretudo para a recuperação e adequação do nosso hospital  maternidade, para que os portalegrenses  possam nascer em Portalegre.Quando me refiro a qualidade de atendimento,  falo desde o acolhimento ao paciente, o serviço na atenção básica até a consulta especializada, exames de alta complexidade e medicamentos.

Na nossa educação vamos trabalhar a valorização profissional dos educadores e demais técnicos da área, proporcionando melhoria de ensino, a partir de  parcerias com  outras instituições  de ensino, dentre elas as universidades e institutos técnicos, que venham contribuir com a especialização do nosso quadro.

A escola e a família não podem ser vistas separadamente, e as nossas crianças  deverão ser  aprendizes e os  professores mestres em  noções elementares de saúde, defesa da natureza,  preservação ambiental  e direitos humanos, além da limpeza e cuidado com o nosso município.

Também  é preciso voltar  o nosso olhar para a  melhoria das estruturas físicas das nossas escolas, a satisfação das nossas crianças e jovens,para a qualidade  da merenda e do transporte escolar, bem como a adoção do fardamento na rede municipal.

 O   turismo, como já afirmamos, poderá ser de novo, sem dúvidas,  o marco do nosso trabalho enquanto Prefeito, e a  reestruturação dos nossos pontos turísticos, como também a exploração de outros locais que dispomos,  como atrativos, especialmente na área rural,  estão na lista de prioridades nessa pasta. 

E turismo requer  manter a nossa cidade limpa e cuidar das nossas riquezas  naturais, culturais e históricas. E esse trabalho não é apenas da Prefeitura,  é  de cada portalegrense, que tem a responsabilidade   de preservar  o nosso município, fisicamente e na sua história.  Para isso basta que  cada um faça a sua parte, não jogando lixo nas ruas, nem às margens das estradas ou  terrenos baldios e, sobretudo, nas encostas da Serra.

 A limpeza urbana que é uma ação de governo, tambémpode e deve ter a contribuição da população,  de cada um que aqui vive, porque não significa apenas beleza, significa saúde,  e é   em nome desse bem maior, a saúde, que   tentaremos concretizar  a proposta consorciada de um aterro sanitário, dando a destinação adequada ao lixo produzido, paralelamente a institucionalização da coleta seletiva,  melhorando assim o grande problema existente nesse setor.

Essas são algumas prioridades do nosso plano de governo e tudo faremos, para concretizá-las,  honrando assim  o voto dos portalegrenses,   para que  daqui a quatro anos  todos possam dizer que valeu a pena eleger Neto da EMATER e Edson do Sindicato, prefeito e vice-prefeito de Portalegre.

Tenho certeza que  junto  com os nossos vereadores, o nosso secretariado, com todos os servidores e com cada um de vocês  haveremos de  promover  novas ações que sejam  motivo de orgulho para todos que aqui nasceram, que aqui vivem ou que, simplesmente, chegam como visitantes.Acreditem:  Portalegre será melhor.

Por fim, agradecemos  a Deus pela vida,  pela  família, pelos amigos, pelos portalegrenses   e pedimos  ao nosso Pai  Celestial para  que nos der sabedoria e serenidade,   todos os minutos, todas as horas, todos os  dias, no exercício dessa nova tarefa que nos é conferida.

Obrigado  aos correligionários pela   confiança. Obrigado ao prefeito Euclides Pereira  pela  parceria  que temos, ao longo de 16 anos,  em favor de Portalegre.

 Muito Obrigado a todos e todas por nos honrar com as suas presenças nessa solenidade e que 2013, que nasce em  poucas horas,  seja mais um ano feliz, para todos e cada um.  E que Deus nos abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário