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domingo, 13 de janeiro de 2013

Taboleiro Grande dá inicio a construção do Plano de Ações Articuladas – PAR

Constantes cursos de capacitação e formação docente, incentivos financeiros, boa alimentação escolar, transporte escolar com conforto e segurança, além da disponibilidade de uma boa infraestrutura física e recursos pedagógicos adequados são reflexos da proposta educacional da gestão de Klébia Bessa no município de Taboleiro Grande. 

A adesão aos programas federais também é uma alternativa encontrada pela Secretária Municipal de Educação Socorro Bessa para fomentar o ensino municipal, a exemplo do Plano do Desenvolvimento da Educação – PDE, pautado pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, fundado sobre 28 diretrizes que representa um trabalho conjunto entre União, Estados e Municípios que devem atuar junto às famílias e a comunidade para melhorias da qualidade da educação básica. 

Diante desta adesão ao Plano de Metas compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram a cada quatro anos o PAR, que funciona como um instrumento de articulação de políticas e ações executoras do bom funcionamento do ensino público municipal. Além disso, essa ferramenta prevê a assimilação, orientação e viabilização de políticas e práticas educacionais com foco na aprendizagem, no planejamento, na formação do corpo docente, na atenção individual ao aluno e nas atividades complementares e parcerias. 

No município de Taboleiro Grande o processo de elaboração do plano para o quadriênio 2011 a 2014 só foi iniciado a partir deste ano por uma equipe e comitê local formado por representantes de vários segmentos da sociedade. 

A gestão passada não fez o plano em tempo hábil que era pra ter iniciado no ano de 2011 e consequentemente o município de Taboleiro Grande teve grandes percas na educação. Ficando Taboleiro Grande o único município do estado do Rio Grande do Norte a não dá início ao plano. 

A primeira parte, o diagnóstico, vai ser realizada durante um encontro com a nova composição do Conselho Municipal de Educação e a partir disto será iniciada a construção do plano, que é fundamentado por quatro dimensões, a gestão educacional, formação de professores e dos profissionais de apoio, infraestrutura física e recursos pedagógicos. Após a elaboração concluída, o PAR deverá ser enviado ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE, para análise, aprovação e em seguida a liberação de recursos para a educação do Município de Taboleiro Grande.

Da Assessoria

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