Contatos

Contatos

sábado, 12 de janeiro de 2013

Semarh trabalha em ações de enfrentamento à seca

Obras estruturantes, monitoramento de mananciais e a busca de fontes alternativas de abastecimento estão entre as medidas tomadas pelo conjunto de órgãos do Governo do Estado para o enfrentamento da estiagem. As cidades que estão com os sistemas sem condições de captação de água são 12, a maioria no  Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A escassez de água afeta diretamente 122 zonas rurais de municípios no Estado que estão sendo atendidos por carros-pipa.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, explica que medidas foram tomadas antes mesmo da confirmação da estiagem. E neste momento, afirma o secretário, a situação está sendo acompanhada de perto. "As soluções serão dadas de forma particular em cada caso. É preciso agir caso a caso", lembra o secretário afirmando que as peculiaridades das áreas devem ser respeitadas nestas avaliações.

Uma destas soluções é o monitoramento dos mananciais de abastecimento para tomada de decisões. Além do planejamento dos órgãos responsáveis, Jales lembrou a necessidade da população estar engajada em poupar água. "É um momento sério de seca em que a sociedade também deve estar mobilizada. Não adianta juntarmos esforços neste momento e as pessoas usarem água tratada para outros usos que não o de abastecimento", ressalta o secretário.

A Semarh e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) são responsáveis pela gestão que disciplina os usos da água dos mananciais do Estado. Em períodos de estiagem, como o que o Rio Grande do Norte atravessa, a prioridade é o abastecimento. Por este motivo, quem retira água para irrigação, por exemplo, deve estar outorgado, ou seja, autorizado para este fim. No momento em que os mananciais atingem níveis de alerta, as atividades com o uso da água devem ser suspensas, para garantir o abastecimento humano e animal.

O secretário Gilberto Jales lembra que na próxima semana a Semarh e o Igarn estarão em São Miguel, onde o manancial está em nível de alerta, para averiguar os usos do manancial da cidade. Na barragem Passagem das Traíras, na Região do Seridó, já houve fechamento para o melhor planejamento do uso da água. O primeiro trecho da Adutora do Alto Oeste, com 70 quilômetros de extensão, que atende as cidades de Luís Gomes, Major Sales, Água Nova e Rafael Fernandes, está em teste. Com a conclusão dos serviços observados durante os testes, a adutora passa a funcionar normalmente neste trecho.

A Semarh perfurou 12 poços na cidade de Luís Gomes, que juntamente com os carros-pipa estão fazendo o abastecimento naquela cidade. Serão perfurados mais 52 poços, até fevereiro, principalmente na Região do Alto Oeste, que apresenta a situação mais crítica no Estado em relação a abastecimento. A Região do Seridó começa a apresentar cidades com colapso de abastecimento.

Estão sendo feitas 700 barragens subterrâneas sob a responsabilidade do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Outras duas mil barragens estão previstas. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e da Pecuária é a responsável pelas ações de convivência com a seca junto aos agricultores.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é responsável pelo abastecimento das cidades do Rio Grande do Norte. Das 152 cidades atendidas pela Companhia, 12 estão com suas fontes de abastecimento, que são açudes e poços, sem condições de captação de água. São elas: Luís Gomes, Riacho de Santana, Água Nova, Pilões, João Dias, Antônio Martins, Olho Dágua dos Borges, Serrinha dos Pintos, Doutor Severiano, Equador, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó.

A Caern trabalha em conjunto com a Semarh e o Igarn para a busca de novas fontes de abastecimento e o planejamento para eventuais necessidades de racionamento. Para as cidades de Olho D'água dos Borges, Francisco Dantas e Doutor Severiano, estas duas últimas em situação de alerta, os técnicos da Caern estudam novas fontes alternativas de abastecimento. Nas cidades em que as possibilidades foram esgotadas, a Caern informa aos municípios para que os mesmos se habilitem junto à Defesa Civil Estadual para o recebimento de carros-pipa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário