Contatos

Contatos

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Presidente da Câmara de Rafael Godeiro reduz salários e vereadores se negam a receber

A primeira decisão do novo presidente da Câmara de Rafael Godeiro começa a render polêmica no município oestano. Antes do começo das sessões ordinárias deste ano, um impasse promete dividir opiniões entre os eleitores da cidade.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo presidente da Câmara foi baixar o salário dos parlamentares locais que passam a receber seus vencimentos com um desconto de 20%.

A redução, anunciada pelo presidente da Câmara, Sargento Carlos, foi justificada como ajuste para garantir a contratação de um advogado que atenderá as necessidades do parlamento mirim, e acabou gerando a reação de parte dos vereadores.

Tudo em função de uma particularidade ligada ao município que nesta legislatura contará com quatro presidentes de Câmara, que teoricamente sofrerão um impacto menor da medida.

"No ano passado a lei orgânica do município foi modificada com os mandatos sendo reduzidos a um ano. No dia 1º. de janeiro foram eleitos os quatro presidentes para a atual legislatura", destaca o vereador Ranier Carlos Amorim.

Segundo Ranier, os vereadores eleitos para ocupar a presidência serão beneficiados pelo adicional no salário, que compensará a redução definida pelo atual presidente.

"O vereador Sargento Carlos é o atual presidente, Unilson Pereira, Bodin comandará em 2014, vereadorDayner Leite, Dayner da Farmácia, 2015 e João Cortez Filho, João de Zuzu 2016. O presidente tem um adicional de 2/3 do salário o que diminui o impacto da medida para eles", destaca o vereador Ranier Amorim do PSB.

Governista, Raniercontesta a decisão e afirma que diante desta realidade, os cinco vereadores prejudicados com a medida decidiram não receber os salários.

"Em protesto contra a medida do presidente, não recebemos o salário. A redução não foi discutida. Não houve sessão ainda", destaca.

O assunto deverá ser tema de uma sessão especial no dia 5 de fevereiro quando deverá ocorrer uma sessão extraordinária.

"Até lá ficaremos sem receber. A decisão é injusta por que eles tem um adicional no salário e os demais vereadores não. A Câmara tem 30% do orçamento mensal que é da ordem de R$ 42 mil. A contratação do advogado pode ser obtida a partir deste orçamento.", conclui o vereador.

Do O Mossoroense

Um comentário:

  1. Gostaria que Vossa Senhoria me desse direito de resposta que foi publicado no Caderno de Cidades de O Mossoroense, página 2, edição do dia 24/01/2013 e reproduzida nos Blogs www.rgemfoco.blogspot.com, www.rgemnoticia.com.br e www.rnpoliticaemdia2012.blogspot.com.br. Vossa Senhoria publicou a matéria do Vereador Ranier Amorim no dia 23/01/2013 e por direito contido no Art. 5, V da CF de 1988, tenho a garantia de exercer o contraditório. Como vosso sítio eletrônico publicou a matéria por obrigação tem que publicar o nosso direito de resposta ora requerido. Aguardo atendimento e agradeço atecipado.
    ANTONIO CARLOS DANTAS, Presidente da Câmara Municipal de Rafael Godeiro

    ResponderExcluir