Contatos

Contatos

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Riacho da Cruz: Um pouco de Historia


Riacho da Cruz
Era início do século XVIII, quando surgiram as primeiras explorações agrícolas numa área às margens do riacho Forquilha, e por causa de uma cruz fincada na beira do riacho, indicando uma sepultura cristã, surgiu o nome para aquela localidade, o qual permaneceu até hoje Riacho da Cruz.

Em 1717, na área do riacho da Cruz na ribeira do Apodi, os senhores Manoel Rodrigues Taborda, Bento Carneiro, Matias Lima e o Capitão Antônio Barbalho Bezerra, eram os proprietários das quatro sesmarias, ali existentes.
A partir dos trabalhos desenvolvidos por dois pioneiros chamados Teodósio Freire de Amorim e Gregório José Dantas, proprietários de terras na localidade, a povoação começou seu crescimento e ganhou vida de fato. Mas o povoado que vivia de uma economia direcionada unicamente para a agricultura, se desenvolveu de forma muito lenta por muito tempo.
A faixa de terra onde se instalou o povoado, encravado numa região cheia de pequenos riachos e córregos, oferecia aos seus moradores extraordinária fertilidade para a prática agrícola. foi fundado em 16 de janeiro de 1808 por Manuel Rodrigues Taborda. A construção da Capela De São João Batista foi iniciada em 10 de março de 1937 e benzida em 24 de junho de 1938, pelo padre Amadeu Rocha, da Paróquia de Pau dos Ferros.

Riacho da Cruz desmembrou-se de Portalegre no dia 09 de Maio de 1962, através da Lei nº 2.764, conquistou sua emancipação política e tornou-se um município do Rio Grande do Norte.

O município teve como primeiro prefeito o senhor Francisco de Oliveira Silva, nomeado pelo então governador Aluízio Alves e tomou posse em 28 de fevereiro de 1963. O primeiro prefeito constitucional de Riacho da Cruz foi o senhor Edimar Diógenes Paiva, que tomou posse em 1 de abril de 1964, juntamente com seu vice-prefeito Francisco Silvério Neto, ambos foram eleitos em 1º de dezembro de 1963.
Geografia do Município
Cidade da região Oeste Potiguar, localizada na microrregião de Pau dos Ferros. Fica a 350 Km de distância de Natal, está a 163m de altitude e em 2007 o IBGE estima a sua população em 3.025 habitantes.
                                                      
O município está situado em área de abrangência das rochas metamórficas que compõem o Embasamento Cristalino, de Idade Pré-Cambriana Média, variando entre 1.000 - 2.500 milhões de anos, onde predominam granitos finos a grosseiros, de coloração cinza a róseo, gnaisses e migmatitos variados, xistos e anfibolitos, às vezes cortados por veios de quartzo e pegmatitos.
Recobrindo as rochas do Embasamento Cristalino, existem manchas de arenitos inconsolidados, da Formação Açu (Bacia Potiguar), sendo-lhes atribuídas Idade Cretácea, aproximadamente 80 milhões de anos, que formam solos espessos de composição basicamente arenosa. Geomorfologicamente predominam formas tabulares de relevos, de topo plano, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separados geralmente por vales de fundo plano.

Esse é nosso povo é nossa gente, é o que Riacho da Cruz tem de melhor

Um comentário:

  1. Uma das melhores coluna do Blog, sensacional.
    O pvo que não cultua seu passado sua história, não pode reclamar de um presente e futuro incerto.

    ResponderExcluir