Contatos

Contatos

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dengue: procura por diagnóstico cresce na proporção em que a doença avança em Pau dos Ferros

Vivendo uma verdadeira epidemia de dengue, Pau dos Ferros é um dos cinco municípios do RN que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos.
De janeiro até 19 de outubro, quando saiu o último boletim epidemiológico, divulgado pela Sesap, já haviam sido registrados 1.320 ocorrências.

Na mesma proporção em que cresce a incidência da dengue no município, aumenta também a procura por exames para diagnosticar a doença.

Entre 10 e 15 pessoas se dirigem diariamente a um laboratório particular de Pau dos Ferros, em busca de realizar o teste clínico com essa finalidade.
A demanda é tanta que, no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, vira e mexe, a máquina usada no diagnóstico da doença acaba quebrando, forçando a suspensão temporária dos exames, como já ocorreu esta semana e que se encontra em funcionamento.

Segundo o farmacêutico-bioquímico Francisco Lobo, o motivo, dentre outros, é o alto índice de casos de dengue no município, que leva a uma busca maior pelo diagnóstico da doença.

Para ele, que também já foi vítima da doença, é necessário que haja uma ação urgente envolvendo o uso do carro fumacê no combate aos focos do mosquito da dengue.

Um dos motivos de preocupação é a chegada do verão, quando as chuvas rápidas características criam condições favoráveis à proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue, alguns cuidados básicos são indispensáveis: não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas.

Fonte: Portal de Notícias Tribuna do Alto Oeste - Jornalismo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário