Contatos

Contatos

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Técnicos encerram paralisação e professores mantém greve!

Os técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram por acatar a proposta do Governo e encerrar a greve nesta terça-feira (20). No entanto, em votação, os docentes da UERN decidiram manter a paralisação.
Enquanto, os técnicos voltam às atividades nesta quarta-feira (21). Os professores aguardam decisão judicial a respeito do pedido de ilegalidade da greve, que deve ser proferida pelo desembargador Cornélio Alves, também nesta quarta.

Caso, o desembargador decida pela ilegalidade da greve, os docentes devem retornar as atividades de imediato, sob pena de multa por parte da Associação dos Docentes - Aduern.

Segundo a Aaduern, a diretoria da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) apresentou, durante a assembleia, a contraproposta feita pela categoria aos representantes do Governo. De acordo com a proposição, as categorias dariam  uma margem de tempo para o ajuste financeiro das contas do Estado.  O realinhamento referente ao acordo de 2014 seria realizado em duas parcelas,  nos meses de maio de 2017 e maio de 2018.

"O Governo se comprometeu a enviar um documento oficializando seu compromisso em cumprir a proposta formulada pela categoria e considerada mais plausível inclusive pelos próprios auxiliares de Robinson. O documento enviado, porém, não estava de acordo com o que foi negociado com os docentes, que o rejeitaram", explicou a Aduern por meio da assessoria de imprensa.

“Este documento não é o que esperávamos, pois não garante o cumprimento do nosso Plano de Cargos e Salários em 2017 e 2018. A proposta não diz claramente qual é o percentual de reajuste que será enviado para a Assembleia Legislativa e limita seu envio à Lei de Responsabilidade Fiscal. A pergunta que paira é: Será que em dois anos e quatro meses o Governo não tem como reajustar suas contas?”, afirmou o presidente da ADUERN, Lemuel Rodrigues, que destacou o temor dos docentes em aceitar um acordo que não dê garantias à categoria.

Lemuel relembrou que os docentes acataram alguns dos  itens da proposta do Governo, como o concurso público e a conclusão de obras fundamentais para o funcionamento da UERN. O docente destacou que a manutenção e bom funcionamento da universidade é responsabilidade do Executivo Estadual e da Reitoria, que precisam assumir esse compromisso.
Uma audiência de conciliação foi realizada no último dia 16 de outubro, com a presença do juiz Cornélio Alves, representantes da UERN e Governo do Estado para avaliação de propostas.

Após a reunião, ficou concordado que os professores avaliaram, em assembleia, a proposta enviada pelo Governo do Estado no início do mês, que concede auxílio-material pedagógico para os professores e auxílio-transporte para os técnicos administrativos, ambos no valor nominal correspondente ao percentual de 12,035% do vencimento básico.



MH

Nenhum comentário:

Postar um comentário