Contatos

Contatos

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Professores avaliam proposta e resposta sobre greve da UERN será dada na terça!

Na próxima terça-feira (20), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) darão resposta definitiva sobre a continuidade do movimento grevista, que já dura 144 dias. uma das maiores paralisação da historia da instituição.
Isto por que eles avaliarão, em assembleia, a proposta enviada pelo Governo do Estado no início do mês, que concede auxílio-material pedagógico para os professores e auxílio-transporte para os técnicos administrativos, ambos no valor nominal correspondente ao percentual de 12,035% do vencimento básico.

A decisão foi anunciada na manhã desta sexta-feira (16), durante audiência de conciliação proposta pelo desembargador Cornélio Alves entre representantes da Associação dos Docentes (ADUERN) e Governo, na sede do Tribunal de Justiça em Natal.

Segundo os grevistas, a proposta do executivo não está de acordo com as reivindicações da categoria, uma vez que contempla apenas os servidores ativos na UERN, excluindo os aposentados.

A decisão final sobre a greve será anunciada após duas reuniões, uma na segunda-feira (19) com o Comando de Greve e outra na terça (20), com os demais professores. Após a assembleia geral, será encaminhado o posicionamento dos docentes acerca do documento enviado pelo Governo do Estado.

Na quarta-feira (21), o desembargador Cornélio Alves anunciará a decisão a respeito do pedido de ilegalidade da greve, feito pelo Governo do Estado.

A GREVE

A greve dos professores da UERN foi deflagrada no dia 25 de maio, com 140 votos a favor, 12 abstenções e nenhum voto contrário.

A categoria reivindica reajuste salarial de 57%.

Em nota, divulgada quatro dias após o início da paralisação, o Governo do Estado disse que não tem condições de conceder o aumento reivindicado.

“É desejo do governador Robinson Faria conceder o aumento pleiteado pelos servidores desta instituição, conforme externado nas reuniões com representantes da UERN. Com este objetivo, mesmo diante da difícil situação econômica do Estado, o governador determinou às áreas jurídicas e financeiras da administração que realizassem os estudos necessários. Após os levantamentos, foi constatada a impossibilidade de concessão do aumento por questões financeiras e, principalmente, legais”.

Os professores alegam que o reajuste é resultado de um acordo feito pelo próprio Governo do Estado, no final do ano de 2014.



Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário