Contatos

Contatos

domingo, 21 de agosto de 2011

Riacho da Cruz: Falta de incentivo à cultura causa prejuízo ao município

Às vezes eu sou chamado de chato por cobrar do poder publico municipal de Riacho da Cruz certas coisas que acredito estar faltando. No entanto, enquanto achar que tenho que cobrar um maior desenvolvimento de nossa cidade ao poder público, continuarei fazendo isso.

Nossa cidade é jovem e sempre teve fama de cidade pequena onde o povo é acolhedor, simples, humilde e perseverante. No entanto, podemos perceber que a cidade vem crescendo em seu espaço arquitetônico. Com isso, o comércio se fortalece ainda que de forma lenta, porém, a parte cultural continua ainda bastante estagnada. O poder público não dá o devido valor para a cultura local, muito menos, percebe como ela é importante para o desenvolvimento da cidade, afinal, turismo cultural é a menina dos olhos de muitas e muitas cidades mundo afora, porém, aqui, ninguém quer enxergar.

Nossos representantes no legislativo bem que poderiam criar uma lei municipal de incentivo à cultura que se arrastasse para ser regulamentada e colocada em prática. É uma pena que não se der a atenção necessária a cultura do nosso município, pois Riacho da Cruz possui grandes talentos na área de cultura, mas o apoio, o incentivo e o patrocínio cultural são quase nulos. Além disso, o próprio cidadão acaba não desenvolvendo o hábito de participar das práticas culturais locais, dessa forma, muitas vezes se afasta, sem perceber que a arte e a cultura necessitam de público. Uma lei de incentivo municipal à cultura pode fomentar o desenvolvimento da cidade em um aspecto geral, proporcionando que artistas concretizem projetos dentro e fora de Riacho da Cruz, trazendo um novo turista para a cidade e também levando o nome dela para as cidades nas quais apresentam sua arte e seus projetos. 

A cultura também tem grande caráter social e educativo dentro de uma cidade, podendo ser utilizada de diversas maneiras, realizando parcerias entre artistas e escolas, desenvolvendo o olhar para a arte, descobrindo novos artistas e proporcionando emprego para os que já trabalham com cultura. Através da cultura podemos retratar a história de uma cidade, ensinar cidadania, socializar o cidadão. Precisamos urgentemente do desenvolvimento cultural de Riacho da Cruz, em suas diversas vertentes, seja na música, na dança ou nas artes visuais.

Com a palavra: O Poder público de Riacho da Cruz.

4 comentários:

  1. Meu nobre colega concordo com vc quando vc falar que as vezes vc se torna chato, mais de uma coisa vc tem razão sobre o incentivo, não vou falar apenas do incentivo a cultura não, pois esse é mais uma coisa que esta faltando pra o nosso povo.Será q o poder publico municipal pensa em nosso jovens,meu amigo quando cobramos uma coisa como essa nos ñ estamos pedindo ñ pq temos direito a esporte lazer e cultura esse é um direito garantido a todos, olha uma coisa, toda secretaria vem verbas agora eu te pergunto aonde estão as verbas dessas secretaria q estão vindo.eu ñ vou te responder pq tudo em riacho ta dando processo então é melhor eu ficar calado.é por esses mais alguns motivo q estou quase deixando a minha amada cidade.

    ResponderExcluir
  2. Felizmente faz muito tempo que a única coisa que me liga a esta cidade são meus parentes e amigos e aquilo que esta escrito na cateira de identidade, que é a naturalidade, pois o resto não devo nada a pequena e pacata cidade de Riacho da Cruz, pois graças a Deus não sou residente do município.

    ResponderExcluir
  3. UMARIZAL TEM PROGRAMA DE INCENTIVO CULTURAL

    "Umari Cultural - Um Rio de Cultura Popular". Esse é o nome do projeto que irá buscar elevar a cultura e integrar a arte no dia a dia das comunidades de Umarizal desenvolvendo trabalhos voltados ao crescimento da cultura local. O projeto, mantido pelo governo federal através do Ministério da Cultura foi lançado oficialmente neste dia 19 de Agosto.

    Parabens Umarizal.

    ResponderExcluir
  4. EM JARDIM DO SERIDÓ TAMBEM TEM INCENTIVO CULTURAL.

    A prefeitura de Jardim do Seridó realiza, em parceria com o Governo do Estado, o Dia da Explosão Folclórica, na Casa de Cultura Popular. O evento acontece nesta segunda-feira, 22 de agosto.

    A programação será iniciada às 6h com as apresentações da Fanfarra 1º Setembro e dos Negros do Rosário. Às 08h acontece a abertura solene, fórum de discussões e inauguração da exposição “Mulheres Potiguares: Cinco Séculos de Presença”. Às 19h30 será realizada a noite folclórica e inauguração do Museu Histórico de Jardim do Seridó.

    ResponderExcluir