Contatos

Contatos

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Momento Saúde com o Enfermeiro willy

Quadro Momento Saúde
DOAÇÃO DE SANGUE
No Brasil, o índice de doação de sangue é de 1,9% doações a cada 100 habitantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que 1 a 3% da população doe sangue, conforme necessidades de cada Região, Estados e Municípios. Para valorizar esta importante ação humanitária foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 53.988, de 30 de junho de 1964, O Dia Nacional do Doador Voluntario de Sangue, que é comemorado em 25 de novembro. 

O sangue é um composto de células que cumprem algumas funções como: levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. É sem duvida um elemento indispensável à vida. Sem o nosso sangue, seríamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreríamos. Não há nada que substitua esse nosso tecido líquido.

 Em uma pessoa adulta existem em media 5 litros de sangue. O sangue das pessoas saudáveis é constantemente renovado, conforme a necessidade do organismo. A perda de sangue que ocorre na doação, em torno de 450 ml, é reposta em pouco tempo. É pouco para você e muito para quem realmente precisa! 

São muitos os casos em que é preciso recorrer ao banco de sangue: transplantes, grandes cirurgias e vítimas de acidentes precisam de transfusão, alem de portadores de doenças graves e muitas outras situações.

Antes da doação de sangue você passara por uma entrevista onde o objetivo maior é dar segurança para você que vai doar e também para os pacientes que irão receber o seu sangue. Durante a entrevista você recebera todas as informações necessárias e poderá tirar todas as suas duvidas.

QUAIS AS CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE?
Estar em boas condições de saúde
Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional 
Ter entre 18 e 65 anos de idade 
Ter peso acima de 50Kg
Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos 

QUEM NÃO PODE DOAR SANGUE?
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; 
Mulheres grávidas ou amamentando; 
Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; 

Usuários de drogas.
 
Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Existem algumas recomendações para aquele que vai doar sangue, exemplos: nunca vá doar sangue em jejum, não ingerir bebidas alcoólicas no dia da doação, evitar fumar pelo menos 2 horas antes, evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação, fazer repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, interromper atividades relacionadas a conduzir ônibus ou caminhões de grande porte e subir em andaimes entre outros. 

É importante saber que o sangue doado será separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma), essa técnica permite que mais de um paciente seja beneficiado com a doação feita por você.

Logo após a doação o doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes permitem detectar doenças como AIDS, Sífilis, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo.

Para doar sangue, basta ir ao hemocentro mais próximo no seu estado. No Rio Grande do Norte temos o HEMONORTE que esta localizada na cidade de Natal, porém existem as chamadas HEMORREDES ESTADUAIS (Pau dos Ferros, Mossoró, Currais Novos entre outras cidades.) onde você pode fazer sua doação.

                                                   “Doe Sangue e Salve a Vida de Muita Gente”

Francisco Willy
Enfermeiro

6 comentários:

  1. Tenho fé em Deus, que verei esse grande emfermeiro atuando em nossa cidade. Nos aguarde e verâo!!!

    ResponderExcluir
  2. Que é isso?
    O enfermeiro Willy não trabalha na cidade?
    Já sei Santo de casa não faz milagre.

    E a propósito, será que o hospital da Cidade possui banco de sangue?
    Como é que os candidatos a doadores fazem?

    ResponderExcluir
  3. willy vc mereçe garoto tanto quanto outros profissionais q temos aqui em nossa cidade,mais esse sistema politico ñ deixe vcs crescerem.só tenho a lementar.

    ResponderExcluir
  4. Quero aqui parabenizar o nobre amigo e enfermeiro Willy pelo excelente quadro "MOMENTO SAÙDE" em que o mesmo mostra ser um grande conhecedor desta área (saúde), onde o mesmo também mostra o seu potencial e conhecimento nesta respeitável profissão que é ser enfermeiro, parabéns pelo compartilhamento das informações dispensadas ao povo richocruzense, lhe desejo também uma boa prova próximo domingo no concurso, porque quem estuda não depende de sorte e sei que depender da sorte não é o seu caso.

    ResponderExcluir
  5. Grande Antonio Adriano como sempre valorizando pessoas que busca alcançar seus objetivos através do estudo, da determinação. Com certeza amigo, com muita fé em Deus, estou a cada dia a procura da vitoria na certeza que um dia ela vai chegar. Não estou disposto a desistir simplesmente porque alguns homens da terra tentam me derrubar, fazer com que eu caia e não possa mais mim levantar. Agradeço pelos votos sinceros de boa sorte. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Grande Willy, grande profissional. Sempre trazendo dicas e sugestões de como cuidar da nossa saúde a salvar vidas. Parabéns, grande homem, não só pelo excelente profissional que tu és, mas também pelo seu incontestável caráter.
    Você é grande e certamente chegará mais longe do que muitos imaginam.
    Parabéns também ao meu amigo André (redator deste maravilhoso blog) pela brilhante ideia de criar esse quadro sobre saúde.

    ResponderExcluir