Contatos

Contatos

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Riacho da Cruz: Concurso será neste Domingo

http://genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/arquivos/C%C3%B3pia%20de%20m_fuvest_216acc5cd8bf58dfe4204746e2d4d702.jpg
A primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade. Se você começar a ficar nervoso, sente-se e simplesmente respire. Respire calma e tranqüilamente, sentindo o ar, sentindo sua própria respiração. Após uns poucos minutos verá que respirar é um ótimo calmante.

Comece a ver a prova como algo agradável, como uma oportunidade, visualize-se calmo e tranqüilo. Lembre-se que "treino é treino e jogo é jogo" e que os jogadores gostam mesmo é de jogar: a prova é a oportunidade de jogar pra valer, à vera, de ir para o campeonato.

Algumas Dicas

1 Durma cedo no dia anterior às provas;
2Evite estudar na véspera do concurso;
3Leve água. É importante manter-se hidratado;
4 Antes de sair de casa, confira os documentos (inscrição e identidade) e o material necessário (caneta azul ou preta, lápis e borracha);
5 Alongue os braços e as pernas antes de começar a prova;
6 Ao receber a prova, respire fundo pelo nariz e solte pela boca;
7 Leia atentamente cada questão!

3 comentários:

  1. Amigo André, gostaria de mais uma vez pedir sua ajuda na divulgação das aulas de português e redação para concursos ministradas por mim aqui em Riacho da Cruz. A matéria encontra-se em meu blog.
    http://lcsax.blogspot.com/2011/04/atencao-riacho-da-cruz-e-regiao-as.html
    Certo de contar mais uma vez com sua magnífica colaboração, agradeço antecipadamente.
    Atenciosamente,
    Prof. L.C.Sax

    ResponderExcluir
  2. Um Anônimo deixou um comentário que não aprovei, mas não poderia deixar ele sem resposta, até porque minha função é informar.

    Concurso público é um processo seletivo que pode ou não ser simplificado, que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação. Apesar do processo geralmente ser preparado por empresas especializadas, a responsabilidade da avaliação dos serviços cabe às áreas de Recursos Humanos legalmente designadas.

    Geralmente os concursos são exigidos para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo e também para evitar que políticos ocupando cargos eletivos usem de sua influência para fornecer empregos públicos a parentes e conhecidos, desrespeitando assim os princípios da igualdade e da isonomia.

    Concursos públicos no Brasil

    No Brasil, os concursos são de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas. Note-se que mesmo para cargos ou funções temporárias (com prazo determinado), o preceito constitucional exige concurso, que nesse caso é chamado de processo seletivo.

    O edital pode ser chamado de a "lei do concurso". A inscrição do candidato fica condicionada ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção expressamente previstas, também no edital.

    O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

    Contextualização

    Os concursos públicos no Brasil tornaram-se uma opção muito popular, devido à grande estabilidade de carreira proporcionada e aos altos salários, muitas vezes sem exigência de experiência de trabalho prévia. Com o advento da Internet, os concursos passaram a ser ainda mais concorridos, devido à maior divulgação, juntando-se ao fato do grande desemprego entre jovens em começo de carreira. Aqueles que se dedicam em tempo integral ou parcial aos estudos são denominados de concurseiros. Apesar desta recente popularidade dos concursos públicos no Brasil, muitos preferem seguir carreira em empresas privadas, pois mesmo sem uma estabilidade há maiores salários e maior possibilidade de crescimento.

    As Principais disciplinas cobradas em concursos são: Língua Portuguesa, Lógica, Matemática básica, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática, Língua Estrangeira, além de disciplinas específicas, como Economia e Finanças públicas, Direito Civil, Direito Processual, Direito Penal, Direito Tributário, Contabilidade, Administração e Gestão Pública entre outras. Não há equilíbrio nos temas abordados pelas questões em cada disciplina. Dessa forma, um assunto menor pode ter várias questões enquanto um assunto de importância temática maior dentro da disciplina, pode nem ser abordado.

    Cada vez mais se encontram cursos de preparação para concursos públicos, cujos empreendimentos cresceram diante da quantidade de pessoas interessadas nos concursos públicos.

    Áreas

    Os concursos públicos são divididos em grandes áreas, como fiscal, bancária, jurídica, cargos de gestão, entre outras. Todas as áreas são muito concorridas, especialmente as carreiras de melhor remuneração, como Procuradorias, Fiscal, Banco Central, BNDES, Agências Reguladoras, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento. É necessária uma boa formação acadêmica e muito investimento e dedicação para ingressar nestas carreiras. Um dos maiores atrativos é a estabilidade (que não é, necessariamente, característica de todas as carreiras públicas).


    Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    ResponderExcluir
  3. Aqui fica o meu recado
    Anônimo, gostaria muito de poder publicar todos os comentários enviados, mas infelizmente alguns não posso publicar, não pelo o conteúdo do assunto, mas sim pela forma que me envia - sem identificação, no anonimato. Bem, quero muito publicar os comentários que chegam, mas usando carapuça, não serve. É bem melhor se manifestar de cara limpa, como você mesmo diz ser revolucionário do que se esconder por trás do anonimato.

    Eu já sei mais ou menos quem seja você, (isso graças à tecnologia) até porque quando me vê pelas ruas baixa a cabeça. Por quê? Está com medo de quem? De que? Logo logo seu telefone irá tocar e você será convidado a uma conversa que certamente não será comigo, aguarde, quando menos esperar ele toca. Esse recado vai para um anônimo que fez um comentário a respeito de um assunto envolvendo uma autoridade de Riacho da cruz.

    ResponderExcluir