Contatos

Contatos

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Momento Saúde com o Enfermeiro willy

Quadro Momento Saúde
TUBERCULOSE
No ultimo dia 24 de março foi o dia mundial de luta contra a tuberculose. Essa data foi criada em homenagem ao descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um passo importante na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial. Hoje, o problema ainda persiste constituindo um grande problema de saúde publica.
Pessoas idosas, minorias étnicas e imigrantes estrangeiros são os mais atingidos nos países desenvolvidos. Já nos países em desenvolvimento, o predomínio é da população economicamente ativa (de 15 a 54 anos), pessoas privadas de liberdade (detentos), situação de rua (moradores de rua), as pessoas mais pobres e as menos escolarizadas.
No Brasil dados estimam que pelo menos cerca de 57 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose.

A Tuberculose é uma Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
O micro-organismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

ATENÇÃO PARA OS SINTOMAS DA TUBERCULOSE!
Os sintomas da tuberculose são insidiosos, ou seja, alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante meses ou anos.
Os sintomas de tuberculose incluem:
  • Tosse seca e contínua (geralmente no início do quadro).
  • Tosse com catarro quando a doença evolui. Podendo surgir pus ou sangue no catarro.
  • Febre baixa, geralmente no final da tarde.
  • Suores noturnos.
  • Perda de apetite.
  • Fraqueza, cansaço e prostração.
  • Perda de peso.
Em casos mais graves os sintomas da tuberculose evoluem para:
  • Dificuldade para respirar.
  • Dor no peito.
  • Tosse com eliminação de sangue.

COMO SE TRANSMITE A TUBERCULOSE?
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa (transmissão direta). Geralmente, a doença é transmitida pelo ar contaminado eliminado pelo indivíduo com a tuberculose nos pulmões. A pessoa sadia inala gotículas, dispersas no ar, de secreção respiratória do indivíduo doente. Este, ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente às gotículas contaminadas.
Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutrida, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes tem um maior risco a contrair a tuberculose.

DIAGNOSTICO:
O diagnóstico da tuberculose é feito pelo médico com base na história, exame clínico e exames, que podem incluir:
  • Radiografia de tórax;
  • Baciloscopia (exame que procura os bacilos da tuberculose no escarro).

COMO É FEITO O TRATAMENTO DA TUBERCULOSE?
O tratamento é feito de acordo com a classificação do caso de TB. O tratamento básico deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente.
São utilizados os seguintes medicamentos para o tratamento: rifampicina (R), isoniazida (H), pirazinamida (Z) e etambutol (E).
Ao contrario do que muita gente pensa a tuberculose tem cura sim. Se o doente seguir a prescrição do médico e as suas indicações, as oportunidades de cura atingem os 95 por cento. Mas para que assim seja, é fundamental não interromper o tratamento em hipótese alguma, nem mesmo se os sintomas desaparecerem.
Automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

COMO PREVENIR A TUBERCULOSE?
Para prevenir a doença é necessário vacinar as crianças de 0 a 4 anos com a vacina BCG, evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados.

Em caso de duvidas procure o posto de saúde da sua cidade!

Francisco Willy
Enfermeiro

7 comentários:

  1. Do Rêgo, parabéns pela coluna, é sempre bom saber como se previnir de doenças, vc é muito preparado, valeu...

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dr. Aliatar jr. Muito obrigado pelo elogio a coluna que aqui publico semanalmente. Estamos à total disposição para esclarecer questões pertinentes à saúde e o bem estar do cidadão.

    ResponderExcluir
  3. Grande Willy Rego,

    Novamente parabéns por sua capacidade, e solidariedade em está atendendo de certa forma a sociedade, no que se refere a saúde, sou sempre seu seguidor.
    Desde já, senti sua falta lá no Blog VOZ INTERIORANA, o convido a participar dessa ferramenta que vem a somar nossas forças nessa luta, a cidade de Itaú, estava precisando juntar-se a esse movimento e eu, lançei essa proposta.
    Quero também aproveitar, e agradeçer a força a força dada pelo companheiro André, e não pense que deixarei de estar contribuindo com minha opinião aqui no Mural de Riacho da Cruz, leitor assíduo daqui e além disso, sou um fã, das ideologias abordadas pelo grande André. Obrigado pelo chamado a apinar nas suas matérias, e atenderei o chamado pode deixar rsrsr, seu pedido para mim é ordem.

    Atenciosamente
    Katson Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Esse blog é fera, tem informação de tudo quanto é jeito, coluna de esportes, página policial, coluna social, coluna de saúde, enfim aqui você encontra de tudo.
    Parabéns ao redator.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo e guerreiro katson. É com muita honra que recebo seus constantes elogios a minha coluna neste blog. Agradeço muito por ver este espaço concedido por esse nobre guerreiro André ser tão elogiado por uma pessoa que compartilhou um pedaço importantíssimo das nossas lutas na casa do estudante por um futuro melhor e hoje esta reconhecendo essa luta que com certeza, como você pode perceber não foi em vão. E quando ao seu blog eu já dei uma passadinha lá sim, só não deixei meu comentário lá, mas pode esperar que ele vai aparecer.kkk abraço grande guerreiro.

    ResponderExcluir
  6. Passando para mais uma vez parabenizar ao enfermeiro Willy pelo importantíssimo trabalho e prestação de serviços que tem feito a todos nós. Sempre nos mantendo bem-informados com suas excelentes dicas de saúde.
    Parabéns, cara!

    ResponderExcluir
  7. Valeu professor L.C fico muito grato pelo reconhecimento. Estamos a disposição quando precisar. Afinal você também é um ótimo profissional educador.

    ResponderExcluir