Escolas que não preencherem os dados no
sistema, até 30 de junho, poderão ficar inabilitadas para o recebimento da segunda
parcela do recurso do Programa
Todas as escolas contempladas com os recursos
do Novo Mais Educação terão até o dia 30 de junho para cadastrar os mediadores,
facilitadores, estudantes e turmas no sistema de monitoramento e acompanhamento
do programa e fazer as alterações necessárias. Após essa data, o sistema
permanecerá aberto para os registros necessários, tendo em vista o
monitoramento do Programa.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC),
as escolas que não preencherem os dados no sistema, até 30 de junho, poderão
ficar inabilitadas para o recebimento da 2ª parcela do recurso do Programa.
Isso porque, o pagamento da segunda parcela está condicionado ao preenchimento
das informações no sistema de monitoramento e acompanhamento disponível no
Sistema PDDE Interativo, até o dia 30 de junho de 2017.
O acesso ao sistema deve ser feito por meio
do PDDE Interativo. Na aba intitulada "Novo Mais Educação", o usuário
deve clicar em “Principal” para visualizar o sistema de monitoramento. Ao
clicar nessa aba, será redirecionado ao portal criado pelo Centro de Políticas
Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de
Fora. Se não ocorrer o redirecionamento, é preciso desbloquear os pop-ups na
barra de endereços (no canto superior direito do portal).
O MEC alerta ainda que os coordenadores
municipais, escolhidos pelas secretarias de educação, terão papel fundamental
no acompanhamento da implantação do Programa e no monitoramento de sua
execução. Por meio do sistema de monitoramento, os coordenadores validarão os
relatórios das escolas e coletarão informações para elaborar relatórios globais
de atividades, o que permitirá a avaliação do Programa na sua rede.
Sobre o sistema
O objetivo do sistema é monitorar a execução
do programa nas redes e escolas públicas brasileiras, por meio da análise das
ações desenvolvidas. Segundo o MEC, as informações coletadas serão objeto de
uma pesquisa que possibilitará o acompanhamento e a avaliação das ações, com o
intuito de verificar a efetividade do Programa no que diz respeito ao seu
principal objetivo: melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática
no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e
adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze
horas semanais no turno e contraturno escolar.
Clique aqui para acessar o ofício do MEC
sobre o assunto.
Foto: Undime
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