Contatos

Contatos

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Entidades estaduais selecionam Municípios que devem receber sistema de abastecimento de água

Mil sistemas simplificados de abastecimento de água serão construídos em quase 400 Municípios de oito Estados nordestinos e Minas Gerais.
O valor total liberado para essas obras foi de R$ 130 milhões. Essa conquista foi alcançada após reuniões entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM), as entidades estaduais do Nordeste e o Ministério da Integração Nacional.

Todas as entidades estaduais dos nove Estados já encaminharam a listagem com os Municípios selecionados. Atendendo a sugestão do Ministério, o critério de seleção foi a análise dos Municípios que mais decretaram Situação de Emergência nos últimos anos. O número da população rural foi o critério utilizado em caso de desempate.

“A escolha dos Municípios foi difícil já que temos 58 em Situação de Emergência. Mas por determinação do Ministério, precisamos escolher apenas 20 com os critérios bem definidos”, afirmou Jorge Dantas. Segundo Helena Moreira, do setor de projetos da AMA, os Municípios ainda precisam se submeter a apresentação de um projeto. “Já existe um projeto padrão do programa Água para Todos”, afirmou.

No Rio Grande do Norte 36 Municípios foram selecionados de acordo com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). A entidade ainda ressalta que o Estado deve selecionar também 50 Municípios para projetos semelhantes.

Os sistemas simplificados de abastecimento de água possuem um padrão de construção do Ministério e estão orçados no valor de R$ 130 mil cada. Os dirigentes de todas as estaduais já escolheram os Municípios e encaminharam a listagem para o Ministério, pois querem agilizar as ações para que, em setembro, os recursos comecem a ser liberados e as licitações sejam encaminhadas.

Agência CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário