Contatos

Contatos

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vacinação contra paralisia infantil começa no próximo sábado, dia 16 de junho

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a partir do próximo sábado (16), que será o dia "D".

Prosseguindo até 06 de julho, a campanha tem como slogan "Leve seu super-herói menor de 5 anos ao Posto de Vacinação e não esqueça a caderneta".

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar, no mínimo 95% da população menor de cinco anos de idade, o que, no RN, corresponde a um total de 241.417 crianças. Os pais devem levar seus filhos aos postos de saúde no horário das 8h às 17h para receber a dose da vacina.

De acordo com a técnica do Programa Estadual de Imunizações da Sesap, Francisca Santos, o objetivo da campanha é manter a poliomielite erradicada no Brasil. "Mantendo as coberturas vacinais adequadas, é possível promover uma proteção contra a eventual presença do vírus, passível de ser veiculado mediante o trânsito de turistas oriundos de áreas endêmicas para a doença, a exemplo de alguns países africanos", afirmou.

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap),com sede em Mossoró, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, recebeu 52. 750 doses.

Segundo a coordenadora regional do Programa de Imunização da II Ursap, Milene Pinto Rosado a meta é vacinar , na campanha, no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos de idade do total de 43.977, o que representa 41.778 crianças. Em Mossoró espera-se vacinar 18. 647 crianças.

"O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente", informa Milene Pinto Rosado.

Milene Rosado recomenda que o município deve elaborar o seu plano de ações de estratégia, manter os postos de vacinação funcionando das 8h às 17h no dia "D" da campanha, mobilizar os meios de comunicação ( rádios, alto-falantes volantes e fixos etc) para informar a população sobre a vacina e aumentar a adesão à vacinação, e mobilizar lideranças comunitárias e religiosas, instituições, associações e sindicatos sobre a importância da vacinação.

A Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas ascélulas dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns paises , por isso, a importância das campanhas de vacinação.


Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário