Para o autor da proposta, embora o TCC seja
importante para avaliar determinadas competências, 'nem sempre é representativo
do percurso acadêmico ou do aprendizado dos estudantes'
O diploma para os concluintes dos cursos de
graduação, oferecidos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil, poderá ser
garantido independentemente do resultado da defesa do TCC (trabalho de
conclusão do curso). A proposta está prevista em um projeto de Lei do Senado
(PLS 292/2016) que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para
garantir o direito de obtenção do diploma neste novo modelo principalmente para
os cursos de licenciatura.
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema
integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior, na
modalidade de educação a distância, para a população que têm dificuldade de
acesso à formação universitária. É voltada, prioritariamente, aos professores
que atuam na educação básica da rede pública.
Para o autor da proposta, senador Eduardo
Amorim (PSC-SE), embora o TCC seja importante para avaliar e aprimorar
determinadas competências, “nem sempre é representativo do percurso acadêmico
ou do aprendizado dos estudantes”.
O senador argumenta também que não é raro os
TCCs abordarem “problemas estéreis”, que em nada contribuem para o progresso
profissional ou acadêmico dos seus realizadores.
Amorim entende que o sucesso profissional
depende “de conhecimentos trabalhados em disciplinas cursadas ao longo de seu
percurso acadêmico”, sobretudo quando complementados com alguma oportunidade de
aplicação prática.
Além de trazer pouca eficácia para o processo
de formação, esse tipo de avaliação tem gerado “forte desconfiança e uma
indústria de produção de trabalhos finais de conclusão de curso, que se
tornaram meio de vida para muitos estudantes”, afirma Amorim.
O texto do projeto ressalta ainda que se é
discutível do ponto de vista pedagógico, o TCC cobrado ao final do curso
reforçaria outro problema: a ansiedade.
“O intento primordial é valorizar os esforços
de muitos brasileiros que enfrentam percalços de toda a sorte e, a custos de
sacrifício pessoal e familiar, conciliam trabalho e estudos. Em comum, todos os
que conseguem vencer esse percurso, compartilham o sonho da realização
profissional”, conclui Amorim.
O projeto tramita na Comissão de Educação,
Cultura e Esporte do Senado, onde aguarda relatório do senador Randolfe
Rodrigues (Rede-AP).
PAINEL ACADÊMICO
É bem interessante este projeto de lei!
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